- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaDengue: dispara número de atendimentos a crianças no DF. Veja números

Dengue: dispara número de atendimentos a crianças no DF. Veja números

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Desde o início de 2024, a rede pública de saúde do Distrito Federal realizou mais de 20 mil atendimentos relacionados à dengue. Desses, mais de 2 mil foram de crianças. Para os pacientes de 10 a 14 anos, os atendimentos por dengue corresponderam a mais de 21% do total de consultas realizadas em 2024 para essa faixa etária.

De acordo com o InfoSaúde, portal de dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), as crianças de até 14 anos correspondem a 2.012 atendimentos por dengue deste ano — 9,91% do total de consultas do tipo. Em janeiro do ano passado, esse grupo tinha registrado apenas 222 atendimentos relacionados à doença.

Em 2024, foram 991 assistências para a faixa etária de 10 a 14 anos; 656 para as crianças de 5 a 9 anos; e 365 para as de 4 anos ou menos — sendo 47 consultas para bebês com menos de um ano de vida.

Durante as três primeiras semanas do ano, foram registradas duas mortes por dengue, sendo os pacientes do sexo masculino. As vítimas tinham 5 e 71 anos, ambas com comorbidades. Além das duas mortes confirmadas, outros 12 óbitos estão em investigação.

No ano passado, de janeiro até setembro, o DF não havia registrado nenhuma morte sequer por dengue. Após esse período até o fim de dezembro, ocorreram nove óbitos em decorrência da doença.

Situação no DF

Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado nesta quinta-feira (18/1), o DF recebeu a notificação de 7.614 casos prováveis de dengue, sendo 96,3% residentes no DF.  O valor representa um aumento de 435% quando comparado ao mesmo período de 2023.


0

Como forma de combate ao aumento de casos da doença, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai instalar tendas de atendimento em nove regiões para atender pessoas com suspeita de dengue. Os pontos vão funcionar das 7h às 19h, inicialmente por 45 dias, ao lado das administrações.

As tendas vão ser colocadas nas cidades de: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Nelas, a população vai poder acessar atendimentos, testes, contar com hidratação. A ideia é começar as ações no sábado (20/1) e transformar todo dia em “Dia D” no combate à doença.

Sintomas e tratamento

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti, um mosquito urbano e diurno que se reproduz em depósitos de água parada.

Desta forma, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, assim, para a maior disseminação da doença.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here