HomeBrasilBrasil inicia testes de vacina contra coronavírus

Brasil inicia testes de vacina contra coronavírus

Date:

Related stories

Facção Criminosa Proíbe Transportes por Aplicativo em Comunidades do Rio

Ordem dos Criminosos nas Comunidades do Rio de Janeiro...

Mais de 560 mil pessoas entregaram declaração do IRPF no primeiro dia

Prazo para entrega termina às 23h59min59s do dia 30...

Operação resgata 25 pessoas em situação análoga à escravidão no AM

Garimpo no Rio Madeira estava cooptando população local em...

Servidores do GDF e defensores públicos são capacitados em direitos humanos

Acordo entre a Secretaria de Justiça e Cidadania e...

Novos beneficiários do DF Social têm até o dia 26 para abrir conta no BRB

São 2.264 novas famílias beneficiárias do programa A Secretaria de...
spot_img

O Brasil iniciará, neste mês, testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra o novo coronavírus, causador da doença respiratória covid-19. A informação é da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que participará do estudo, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A autorização para que os testes sejam realizados no país foi publicada pela Anvisa em edição extra do Diário Oficial da União na noite dessa terça-feira (2). Segundo a Unifesp, duas mil pessoas participarão dos testes, que serão feitos também com apoio do Ministério da Saúde.

“O mais importante é realizar essa etapa do estudo agora, quando a curva epidemiológica ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos”, disse a coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Unifesp, Lily Yin Weckx, que é a investigadora principal do estudo, segundo comunicado da universidade.

Para a etapa dos testes em São Paulo, serão selecionados mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à covid-19, pois estão mais expostos à doença. Os voluntários não podem ter entrado em contato com a covid-19.

De acordo com a Unifesp, os testes, que serão financiados pela Fundação Lemann, contribuirão para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o final deste ano. O registro formal, entretanto, só ocorrerá após o fim dos estudos em todos os países participantes, disse a universidade.

Segundo a Anvisa, o pedido para realização dos testes foi feito junto à agência reguladora pela empresa AstraZeneca do Brasil, controlada pelo conglomerado farmacêutico AstraZeneca, e busca “determinar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina”.

“Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o perfil de segurança da vacina foi aceitável”, disse a Anvisa.

Com as epidemias de covid-19 no Reino Unido, na Europa continental e nos Estados Unidos caindo do pico e as taxas de transmissão do coronavírus em queda nesses lugares, uma importante tarefa para os cientistas tem sido buscar locais com surtos ativos da doença e buscar voluntários em países onde a doença ainda está em alta.

(Agência Brasil)

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here