O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), participou da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, neste sábado (18/5). A celebração completa 142 anos mobilizando milhares de fiéis com as tradicionais missas, novenas e cavalgada.
“Planaltina é uma cidade que tem o sentimento religioso muito forte. Essa é uma festa tradicional da região […] Nós temos aqui um evento religioso de grande importância para o Distrito Federal”, afirmou Ibaneis. O Governo do DF (GDF) investiu mais de R$ 1,2 milhão na realização da folia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).
A Festa do Divino Espírito Santo de Planaltina relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa. A celebração é a segunda maior da região administrativa, atrás apenas da Via Sacra do Morro da Capelinha, e foi instituída patrimônio cultural imaterial por meio do Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013.
festa do divino espírito santo-3
festa do divino espírito santo
Joel Rodrigues / Agência Brasília
festa do divino espírito santo-2
0
“O que a gente tem de fazer é colaborar com esse evento maravilhoso, estar junto da população, junto com as igrejas aqui do Planaltina. Certamente, vai ser mais uma festa maravilhosa aqui da cidade”, ressalta o governador.
Para que a festa ocorra de modo perfeito, a preparação da comunidade religiosa começa meses antes, com coleta de doações — seja em dinheiro, seja em alimentos, seja em equipamentos. A Administração Regional de Planaltina oferece suporte aos organizadores por meio da manutenção da infraestrutura urbana e rural, com serviços como pintura de meio-fio, roçagem e pavimentação, entre outros.
A celebração contou também com a presença do deputado distrital Pepa (PP). “A festa envolve todos os bairros, todas as paróquias, todas as comunidades e a área rural. A importância dessa festa é o empreendimento. Aqui gera emprego. A cidade está muito feliz, as famílias se unem e se encontram”.
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, também destacou a presença do GDF no evento: “Conseguimos dar um apoio grande, preparar os pousos. Tinha dificuldades, mas graças a Deus deu certo para, mais um ano, a gente estar aqui pedindo que o Espírito Santo nos domine e nos proteja”.
Na oportunidade, perguntado sobre a importância da realização de eventos como as partidas da Copa do Mundo Feminina, o governador Ibaneis Rocha respondeu que os espetáculos movimentam a economia da cidade, principalmente o setor de turismo.
“A gente tem investido muito na área do turismo no Distrito Federal. É uma cidade maravilhosa, que tem um nível de segurança acima das demais cidades, uma cidade limpa, é a terceira cidade mais limpa do Brasil. Então a gente tem aí todo carinho para receber todo esse público que vem para esses eventos aqui no Distrito Federal”, aponta.