- Publicidade - spot_imgspot_img
HomePolíticaQuestão amazônica é uma "crise fabricada" visando a intervenção externa

Questão amazônica é uma “crise fabricada” visando a intervenção externa

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Questão amazônica: O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, utilizou suas redes sociais para rebater a insinuação feita pelo presidente da França, Emmanuel Macron, de que a Amazônia deveria ter “status internacional”, o que significa, na prática, que o Brasil deveria perder o controle administrativo sobre o seu território.

“O Presidente Macron não conseguiu emplacar sua ideia de uma ‘iniciativa para a Amazônia’ no Comunicado do G-7 mas a apresentou na conferência de imprensa para dar a impressão de que foi consenso dos países do grupo”, disse Araújo. “Ninguém precisa de uma nova ‘iniciativa para a Amazônia’ como sugere o Presidente Macron quando já existem no âmbito da Convenção do Clima da ONU vários mecanismos para financiar o combate ao desmatamento e o reflorestamento”.

Na sequência de postagens feita em sua conta no Twitter, Ernesto Araújo lembrou que os demais países, incluindo a França, possuem seus próprios compromissos climáticos, algo que nem todos puderam cumprir ainda.

“Espera-se que a França (assim como outros países desenvolvidos) cumpra seus compromissos já assumidos nesses mecanismos, tais como o Redd+, os créditos de carbono de Kyoto e o fundo verde do clima”, disse o ministro, destacando em seguida que a celeuma midiática envolvendo a floresta amazônica nos últimos dias não passa de uma “crise fabricada” para servir de justificativa para intervenções no Brasil.

“Está muito evidente o esforço, por parte de algumas correntes políticas, de extrapolar questões ambientais reais transformando-as numa ‘crise’ fabricada, como pretexto para introduzir mecanismos de controle externo da Amazônia”, disse Araújo. “O Brasil não aceitará nenhuma iniciativa que implique relativizar a soberania sobre o seu território, qualquer que seja o pretexto e qualquer que seja a roupagem”, conclui.

1/O Presidente Macron não conseguiu emplacar sua ideia de uma “iniciativa para a Amazônia” no Comunicado do G-7 mas a apresentou na conferência de imprensa para dar a impressão de que foi consenso dos países do grupo.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here