O Secretário da Família do Distrito Federal e Ex Deputado Distrital , Rodrigo Delmasso , viu uma de suas leis , antes aprovada e sancionada pelo Governador Ibanez Rocha em 2023 , ser colocada em pratica agora em 2026 , trazendo múltiplos benefícios para a população do Distrito Federal .
Veja o depoimento do Deputado Delmasso , que se diz super satisfeito com os efeitos que essa Lei já traz , principalmente à população que necessita de agilidade no atendimento dos mais diversos tipos de doênças .
“Estive em reunião com a presidência do IGESDF para acompanhar de perto os dados da Telessaúde nas UPAs, fruto de uma lei de minha autoria que já está transformando a saúde do DF.
Contra fatos não há argumentos: os relatórios provam que a tecnologia é a maior aliada para diminuir filas e acelerar o atendimento.
📱 Confira o impacto real dessa lei:
✅ Mais de 14.800 atendimentos realizados via Telessaúde.
✅ 85% dos casos resolvidos digitalmente, sem a necessidade do paciente ir presencialmente à UPA.
✅ Mais de 9 mil receitas e 2 mil exames emitidos à distância.
✅ Tempo médio de espera de 1h30 (no conforto de casa, sem risco de contaminação).
Isso significa UPAs menos lotadas para quem realmente precisa de atendimento de emergência e mais dignidade para quem tem sintomas leves.
E a expansão continua! Ainda em fevereiro chegamos a Sobradinho e Planaltina.
Trabalho sério é assim: a gente cria a lei, fiscaliza e mostra o resultado. Vamos juntos!”
Entenda o que diz a Lei de Delmasso :
De acordo com a lei, Entende-se por telemedicina, entre outros, o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência (acompanhamento, diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica); prevenção de doenças e lesões; promoção de saúde, educação e pesquisa em saúde, compreendidas as seguintes atividades.
Segundo a lei, a telemedicina no Distrito Federal respeita os princípImplantação de leios da bioética, da segurança digital definida pela Lei federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, do bem-estar do paciente e do seu responsável, da justiça, da ética médica e da autonomia do profissional de saúde.
São considerados atendimentos por telemedicina, entre outros:
I – a prestação de serviços médicos utilizando tecnologias digitais, de informação e comunicação – TDICs, nas situações em que médicos ou pacientes não estão no mesmo local físico;
II – a troca de informações e opiniões entre médicos (interconsulta), com ou sem a presença do paciente, para auxílio diagnóstico, terapêutico, clínico ou cirúrgico;
III – o ato médico a distância, com a transmissão de imagens e dados para a emissão de laudo ou parecer;
IV – a triagem com a avaliação a distância dos sintomas para definição e encaminhamento do paciente ao tipo adequado de assistência necessária ou à especialização aplicada;
V – o monitoramento para vigilância a distância de parâmetros de saúde e doença, por meio de disponibilização de imagens, sinais e dados de equipamentos, dispositivos pareados ou conectáveis, nos pacientes em regime de internação clínica ou domiciliar, em comunidade terapêutica, em instituição de longa permanência de idosos, no traslado de paciente até sua chegada ao estabelecimento de saúde ou em acompanhamento domiciliar em saúde;
VI – a orientação realizada a distância por um profissional médico para preenchimento de declaração de saúde. Art. 6º É assegurada ao médico autonomia completa na decisão de adotar ou não a telemedicina para os cuidados ao paciente, cabendo ao médico indicar a consulta presencial sempre que considere necessário. § 1º É obrigatório que o profissional que adote a telemedicina faça a capacitação com conteúdo programático com temas sobre bioética, responsabilidade digital, segurança digital, Lei federal nº 13.709, de 2018, pilares para a teleconsulta responsável, telepropedêutica e treinamento em mídia digital em saúde.
Parabéns Secretário Rodrigo Delmasso! Brasília precisa contar novamente com leis tão benéficas como essa ! Em 2026 precisamos eleger pessoas com esse perfil de realizações !
Da Redação





