Um adolescente de 17 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), suspeito de cometer estupro virtual. Durante as buscas, em um imóvel localizado em uma região de classe média de Brasília, o perito criminal da PCDF conseguiu acessar os arquivos no computador usado pelo adolescente e flagrou dados para o flagrante.
A PCDF coletou imagens de cena de sexo explícito e pornografia envolvendo crianças e adolescentes. O ambiente doméstico do jovem chamou a atenção pela degradação.
Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, celulares e computadores. Os equipamentos serão submetidos à perícia para apuração dos estupros virtuais, além de possíveis outros atos infracionais.
Baratas e sujeira
A casa onde reside com o responsável pelo adolescente, mesmo em região de classe média, estava bastante inóspita, com baratas, sujeira, cozinha com restos de comidas, latas de cerveja no banheiro, denotando abandono familiar.
Consequências
O jovem foi encaminhado à Vara da Infância e da Juventude (VIJ) e pode ser submetido a medidas socioeducativas, dentre elas, internação.
A operação é resultado de ação conjunta da Delegacia da Criança e do Adolescente I – DCA I (Asa Sul) e Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos – DRCC, com o apoio do Instituto de Criminalística – IC/PCDF.