A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) promove a segunda edição do Smart Gov NE, que será realizado em Aracaju nos dias 10 e 11 de abril. O evento busca resentar iniciativas de sucesso e discutir a utilização da Inteligência Artificial (IA) e vai reunir gestores de tecnologia, secretários municipais, prefeitos e representantes de 60 cidades de todas as regiões do país.
Johann Dantas, presidente da Anciti, afirma: “O número recorde de cidades inscritas mostra que estamos conseguindo ampliar o ecossistema público de inovação no país. As prefeituras, cada vez mais, estão compreendendo que inovação e tecnologia tornam as gestões mais eficientes, aumentam muito a qualidade do serviço público oferecido, trazem impactos altamente positivos e facilitam a vida dos cidadãos. A cultura de cidades inteligentes veio para ficar”.
São Luiz, no Maranhão, foi a sede do primeiro Smart Gov NE em março do ano passado. O evento também passou por Goiânia (Smart Gov Centro Oeste), Curitiba (Smart GOV Sul) e Rio de Janeiro (Smart Gov Brasil).
No calendário deste ano, além do evento da próxima semana em Aracajú, estão confirmados encontros em São Paulo e Belo Horizonte, que serão realizados em junho e agosto, respectivamente. Nesta edição as cidades de Aracaju (anfitriã), São Paulo e Porto Alegre assinam um convênio de cooperação para a troca de experiências, tecnologias e até códigos fonte de programação.
“Esse é o grande objetivo da Anciti, compartilhamento, integração e evolução das cidades de qualquer parte do Brasil”, comenta Letícia Batistela, diretora executiva da Anciti e presidente da Procempa, de Porto Alegre.
Nos dois dias do evento, haverá a apresentação de cases de sucesso implementados em municípios de todo o país, como Araguaína (TO), cidade vencedora do Smart City Awards na Expo Curitiba, em março.
“Fomos o primeiro município brasileiro a implantar o SERPROBOT GPT, que é um Chat GPT dos serviços públicos. Temos feito diversas ações no sentido da transformação digital. Acreditamos que a tecnologia é uma das formas que temos de tornar nossos serviços mais ágeis, eficientes e transparentes”, diz Fabiano Souza, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Araguaína.
Sobre a Anciti
A entidade foi fundada em abril de 2021 e tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dos municípios brasileiros, visando aprimorar a qualidade de vida do cidadão por meio do avanço tecnológico, fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública, além de estimular a criação de políticas públicas voltadas para a transformação digital dos municípios.