Um cadeirante foi filmado subindo a escadaria da estação de metrô de Samambaia Sul de joelhos. A gravação foi feita por uma passageira do transporte público nessa terça-feira (4/6).
No vídeo é possível ver que o deficiente sobe os degraus com dificuldade, enquanto um outro homem que o acompanhava tira as baterias da cadeira de rodas e as carrega até o andar superior.
Veja:
A filmagem também mostra que, ao lado, há uma escada rolante programada para descer, ou seja, no sentido contrário ao do cadeirante.
Por meio de nota, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou o elevador estava em manutenção naquele momento, e que a segurança havia acionado a equipe de empregados da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do cadeirante (leia a nota completa mais abaixo).
“No entanto, antes da atuação do empregado da estação para reversão da escada, o usuário resolveu não aguardar e já seguiu para o mezanino”, disse a companhia.
A empresa ainda afirmou que realiza uma atividade especializada de atendimento às pessoas com deficiência que acessam o sistema, acompanhando desde o embarque ao desembarque dos trens. “No caso em questão, o usuário cadeirante estava acompanhado e não solicitou acompanhamento, tampouco aguardou o apoio oferecido pelos empregados da operação, infelizmente.”
Escadas rolantes e elevadores
De acordo com o Metrô-DF, das 27 estações, somente a Estrada Parque e a Concessionárias, ambas em Águas Claras, possuem somente elevadores, sem escadas rolantes. Nas demais 25 estações, a companhia possui escadas rolantes e elevadores.
No momento, há equipamentos inoperantes nas estações 108 Sul, Centro Metropolitano e Ceilândia Centro e Ceilândia terminal.
A previsão, segundo a empresa, é de restabelecer todos em até 15 dias, “pois aguarda-se o recebimento de placas de comando, importadas, porém já em trânsito para Brasília”. Ainda de acordo com a companhia, os problemas foram causados por picos de energia que danificaram as placas.
Leia a nota completa do Metrô-DF:
“O Metrô-DF informa que a ocorrência gravada em vídeo se deu na estação Terminal Samambaia. No momento do desembarque do usuário cadeirante, uma dupla de seguranças verificou o desembarque do mesmo na plataforma da estação e recebeu a informação que a escada rolante estava descendo. A partir desse momento, a segurança acionou a equipe de empregados da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do usuário cadeirante. Antes da atuação do empregado da estação para reversão da escada, o usuário resolveu não aguardar e já seguiu para o mezanino.
Ressaltamos que, mais cedo, o usuário cadeirante embarcou na estação Terminal Samambaia, tendo sido abordado pelos empregados da estação e orientado a aguardar o acompanhamento de empregado da operação. No entanto, o usuário cadeirante não aguardou o apoio para o embarque e desceu com seu acompanhante. No retorno retratado nas imagens do vídeo, o usuário cadeirante novamente não aguardou o apoio dos empregados da área operacional. Ademais, os empregados de segurança conduziram a cadeira até o mezanino.
O Metrô-DF reforça que realiza uma atividade especializada de atendimento às pessoas com deficiência que acessam o sistema, acompanhando desde o embarque ao desembarque dos trens. No caso em questão, o usuário cadeirante estava acompanhado e não solicitou acompanhamento, tão pouco aguardou o apoio oferecido pelos empregados da operação, infelizmente.
Em relação ao elevador da estação Terminal Samambaia, ele teve a porta desalinhada e algumas roldanas quebradas por ação de algum usuário na manhã de hoje. A manutenção da empresa já efetuou os reparos e o elevador já está operacional.”