Durante os cinco dias de Carnaval deste ano, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) recolheu 19.932 toneladas de lixo. A quantidade corresponde a uma redução de 75,75% do total de resíduo produzido pelos foliões em 2018.
Segundo o próprio GDF, este Carnaval foi “o mais limpo da história”. No Carnaval de 2018, os garis do DF chegaram a recolher 82,2 toneladas de lixo das ruas. No ano passado, foram 26,6 toneladas.
Para a limpeza das vias em 2024, o SLU atuou com 1,3 mil garis. Os servidores utilizaram 6.662 sacos de lixo. Além disso, foraminstalados 40 papa- recicláveis, somados às 21 mil papeleiras já instaladas em todo o DF.
carnaval-galinho-compressed
carnaval-galinho7-compressed (1)
IGO ESTRELA/Metropoles
carnaval-galinho5-compressed (1)
carnaval-galinho6-compressed
carnaval-galinho3-compressed
carnaval-galinho4-compressed
carnaval-galinho2-compressed
carnaval-galinho-1-compressed
carnaval-galinho-df-compressed
0
Em nota, o SLU ressaltou a limpeza do Carnaval, mas pediu maior colaboração da população ao longo do ano.
“Apesar de os números terem melhorado bastante, ainda temos muito a percorrer, já que a quantidade de resíduos produzida, dentro e fora do carnaval, ainda é muito grande, além da insistência de muitas pessoas em descartar resíduos em locais inadequados”, diz o texto.
Premiação
O SLU vai premiar os 10 blocos de rua com menos lixo do Carnaval do Distrito Federal, em 2024. Este é o segundo ano em que a empresa pública promove a iniciativa, intitulada Folia Limpa.
A ação funciona como forma de conscientizar todos que organizam e participam das festividades sobre a importância do descarte de resíduos em locais adequados, especialmente itens que podem ser reciclados.