Home Brasília Dengue avança no DF e número de mortes sobe para 234

Dengue avança no DF e número de mortes sobe para 234

0

A epidemia de dengue matou 234 pessoas no Distrito Federal em 2024, segundo o painel do Ministério da Saúde, atualizado nesta quarta-feira (10/4). De acordo com a pasta federal, existem 59 óbitos em investigação.

A taxa de letalidade dos casos graves é de 5,57. O ministério calcula 207.305 casos prováveis da doença. Apesar dos números ainda serem alarmantes, o DF é uma das unidades da Federação com tendência de queda da epidemia.

O ministério decidiu destinar R$ 4.070.612,00 para incremento do recurso financeiro federal do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf) no Sistema Único de Saúde (SUS) para o DF.

O Brasil registrou, nesta quarta-feira, a marca de 1.256 mortes por dengue. O número representa um recorde, já que, em mais de 20 anos, o país não registrava uma quantidade tão alta de óbitos por dengue em um só ano.

DF tem maior incidência

Em relação ao número de casos da doença, o país soma mais de 3 milhões de registros em 2024. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 1.508 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da Federação com maior incidência é o DF. A taxa de infecções da capital federal é de 7.358,9 a cada 100 mil habitantes.


0

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos focos do vetor da dengue estejam nos domicílios. Confira algumas instruções da pasta para diminuir a proliferação:

mantenha a caixa-d’água bem fechada;
receba bem os agentes da saúde e os de endemias;
amarre bem os sacos de lixo;
coloque areia nos vasos de planta;
guarde pneus em locais cobertos;
limpe bem as calhas de casa; e
não acumule sucata e entulho.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile