Home Brasília Dengue: em falta no SUS, vacinas estão há 7 meses em clínicas...

Dengue: em falta no SUS, vacinas estão há 7 meses em clínicas do DF

0

Enquanto a rede pública aguarda doses de vacina contra a dengue, a rede privada do Distrito Federal conta com cerca de 10 mil doses do imunizante Qdenga. As vacinas foram compradas por clínicas particulares desde julho do ano passado, disponíveis, portanto, há sete meses. Os dados são da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC).

Apesar da oferta em clínicas, o Ministério da Saúde só abriu consulta pública a respeito da compra do imunizante em dezembro. Os imunizantes devem ser aplicados em duas doses. Desta forma, só estão disponíveis para 5 mil pessoas de 4 a 60 no Distrito Federal.

Qdenga: quem pode tomar a vacina contra a dengue?

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, o público-alvo para a imunização em 2024 é formado por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. No DF, esta população é estimada em 194 mil pessoas.

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior incidência da doença no país. Pelo último boletim epidemiológico, já são quase 30 mil casos prováveis da doença no DF, sendo um dos locais de maior preocupação para o Ministério da Saúde.

O órgão federal anunciou que a campanha deve começar em fevereiro.

6 mil pacientes por dia

Em um dia, a rede pública de saúde do Distrito Federal atendeu mais de 6 mil pacientes com suspeita de dengue. De acordo com dados do Portal de Informação da Secretaria de Saúde (SES-DF), entre 28 e 29 de janeiro, foram realizados 6.976 atendimentos relacionados à doença.

Nesse período, a maioria das pessoas que buscaram assistência tinham de 20 a 24 anos. A faixa etária totalizou 657 atendimentos relacionados à dengue desde 28 de janeiro.

Já as crianças, de 0 a 14 anos, totalizam 721 consultas do tipo. Já os idosos com 60 anos ou mais, somam 1 mil atendimentos por sintomas de dengue.


0

Cenário da dengue no DF

Segundo as atualizações mais recentes, o Distrito Federal registrou quase 30 mil casos prováveis e seis mortes provocadas pela dengue, entre 1º de janeiro e o último fim de semana. São exatamente 29.492 casos prováveis da doença. A Secretaria da Saúde do DF investiga outras 24 mortes.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile