Home Brasília Dengue no DF: nova tenda de acolhimento é inaugurada em Taguatinga

Dengue no DF: nova tenda de acolhimento é inaugurada em Taguatinga

0

A tenda de acolhimento para pacientes com dengue de Taguatinga foi inaugurada nessa terça-feira (23/4), totalizando sete tendas de atendimento em todo o Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), cinco novas tendas ainda serão entregues à população.

A sétima tenda de acolhimento está localizada no estacionamento do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com funcionamento diário das 7h às 19h, e com capacidade para receber mais de 150 pacientes por dia.

O local conta com instalações para atendimento e testagem de pacientes e possui 20 profissionais que atuam simultaneamente, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

Na segunda fase de implantação de tendas, já estão em atendimento estruturas localizadas em Taguatinga, Ceilândia, Planaltina, Gama, Guará e Paranoá, sendo as três últimas com funcionamento 24 horas.

Nos próximos dias, a SES-DF divulgou que serão entregues as de Águas Claras, Samambaia, Varjão, Vicente Pires e Plano Piloto.

A secretária da pasta, Lucilene Florêncio, explica que um dos principais motivos para a expansão das tendas de acolhimento pelo DF é possibilitar que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) possam atender a outras demandas.

“Observamos que os espaços conseguem resolver (a grande maioria) dos casos de dengue. Só um pequeno número de pacientes necessita de transferência (para outras unidades). Isso reduz a demanda nas portas de emergências e dos hospitais”, justificou.

Tendas de interditadas

Na semana passada, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) determinou a interdição de sete tendas de hidratação que foram instaladas pela Secretaria de Saúde do DF para receber pacientes infectados por dengue.

De acordo com o CRM-DF, a interdição exigia soluções para problemas como falta de privacidade nos atendimentos, classificação de risco inadequada, falta de material para suporte para atendimento de emergência nos casos de agravamento, falta de insumos, infraestrutura e fluxos inadequados.

Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria de Saúde do DF confirmou que as tendas que não atendessem aos requisitos seriam desmobilizadas. No entanto, a pasta prometeu que novas tendas seriam instaladas até o fim do mês.

A SES-DF apontou ainda que a primeira fase de instalação das tendas de acolhimento à população foi fundamental para ampliar o acesso aos serviços de saúde, em especial dos pacientes com sintomas de dengue.

“Agora, já em uma segunda fase da mobilização da dengue, foi iniciada no mês de abril a instalação das novas tendas. Estes equipamentos apresentam estrutura ampliada, maior capacidade de atendimento e, nos casos das unidades montadas no Guará, no Gama e no Paranoá, horário de funcionamento 24 horas”, justificou o órgão.

As antigas tendas interditadas foram:

Tenda de Hidratação do Sol Nascente;
Tenda de Hidratação de Santa Maria;
Tenda de Hidratação Samambaia;
Tenda de Hidratação Recanto das Emas;
Tenda de Hidratação de São Sebastião;
Tenda de Hidratação de Estrutural;
Tenda de Hidratação de Sobradinho;

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile