A Barragem do Rio Descoberto verteu nesse domingo (11/2), depois de o nível da água alcançar 1.030 metros, capacidade máxima da estrutura. Cerca de 60% da população do Distrito Federal é abastecida pela barragem.
O limite de reserva foi atingido antes do esperado, pois o volume hídrico de referência para o período estava em 70%. Contudo, as fortes chuvas que caíram sobre a capital federal nos últimos dias tiveram efeito sobre o aumento no nível da barragem.
Na última sexta-feira (9/2), por exemplo, em cinco horas, choveu 44% do esperado para todo o mês. Com o alcance da capacidade do reservatório, moradores de áreas próximas à margem vão assistir ao vertedouro das águas, sobre uma parede de 55m de comprimento.
O processo ocorre para liberar o excesso de água e evitar que a barreira artificial transborde ou sofra danos. Em 2023, o escoamento do vertedouro ocorreu entre fevereiro e maio.
Medidas
A estrutura tem 265 metros de crista – ponto mais alto –, e um lago com área de 12,5 quilômetros quadrados. A barragem tem capacidade para armazenar cerca de 86 milhões de metros cúbicos de água.
O reservatório foi inaugurado em 1974 e fica próximo à BR-070. Atualmente, a estrutura é responsável pelo abastecimento hídrico de diversas cidades, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia.
Informações da Agência Brasília