Home Brasília DF: deputados apresentam pedido de CPI para investigar crise na Saúde

DF: deputados apresentam pedido de CPI para investigar crise na Saúde

0

Em reunião realizada nesta segunda-feira (27/5) entre os deputados distritais e gestores da Saúde do Distrito Federal, um grupo de parlamentares apresentou um requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde. A proposta do distrital Fábio Felix (Psol) já conta com quatro assinaturas— são necessárias oito para dar início aos trabalhos.

O encontro entre distritais e representantes do GDF foi realizado no início da tarde desta segunda, após a repercussão de mortes de crianças na rede pública de saúde do Distrito Federal. O presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB) foi o responsável por convocar a reunião.

Todos os 24 os deputados compareceram. Do lado do governo, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o presidente do Iges-DF, Juracy Cavalcante, e o secretário-chefe da casa Civil, Gustavo Rocha, estavam no encontro.

Ao final da reunião, Felix disse que não houve “nenhuma resposta do governo”. Segundo ele e os demais deputados da oposição, é preciso que o GDF aponte onde é possível ter melhorias imediatas e onde é preciso trabalhar com mais tempo.

Resposta do GDF

Em coletiva realizada na semana passada, o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, lamentou “cada vida perdida”. “[Foram] situações que, apesar dos investimentos [feitos], vieram a ocorrer. O trabalho e a orientação do governador Ibaneis [Rocha] é que fiquemos em constante evolução na área da saúde”, comentou.

No mesmo evento, a secretária Lucilene afirmou que a pasta “trabalha para salvar vidas”. “Todas as notícias, [todos os] fatos nos comovem e nos abalam. Pedimos, primeiro, força a Deus. E [tenho] a certeza de que a missão que me foi confiada é entregar [uma] Saúde de qualidade. Trabalhamos para salvar vidas.”

Sobre a CPI

No requerimento de pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, os deputados alegam que “é de conhecimento de toda a sociedade do Distrito Federal que o sistema de saúde pública enfrenta uma série de desafios críticos que têm prejudicado gravemente o atendimento à população”.

Para começar a tramitar, o pedido de CPI precisa ter oito assinaturas. Os parlamentares que já assinaram o documento vão se dedicar agora a convencer demais membros da oposição, deputados independentes e também governistas que entendam que a gestão da saúde precisa ser passada a limpo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile