Home Brasília DF tem 184 mil CPFs suspensos ou com pendências; veja como consultar

DF tem 184 mil CPFs suspensos ou com pendências; veja como consultar

0

O Distrito Federal tem 184.133 CPFs suspensos ou com pendências de regularização. O dado é da Receita Federal, que publicou recentemente, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa 2.172/2024, que trata da inscrição e participação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O cidadão pode consultar a situação no site da Receita (veja o passo a passo abaixo).

Ao todo, 146.545 CPFs de moradores do DF estão suspensos, pois foi verificada alguma “inconsistência cadastral”, segundo a Receita. Outros 37.588 estão pendentes de regularização. Isso acontece quando a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) não foi entregue. A Receita ainda cancelou por multiplicidade 63.217 CPFs de brasilienses.

Nos casos em que o cidadão só precise fazer a complementação de dados cadastrais que não constem na base de dados e não há pendência na entrega de declarações de pessoa física, a regularização pode ser feita pela internet, clicando neste link.

A regularização deve ser solicitada pelo contribuinte que estiver com a situação cadastral suspensa e não estava obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos. O pedido pode ser feito pelo próprio contribuinte, quando maior de 16 anos.

Consulte seu CPF

Para consultar a situação do seu CPF, o cidadão deve acessar a página do Comprovante de Situação Cadastral no CPF, disponível neste link. O site pede o preenchimento do número do CPF e data de nascimento.

Após preencher, basta clicar em “consultar”. A página vai gerar um comprovante, que informa se o contribuinte está com o cadastro regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado, nulo ou se o titular está falecido.

A página gera uma comprovação da situação, mas não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, por exemplo.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile