Mulheres vítimas de violência doméstica, que sofreram com danos bucais devido a agressões, receberão tratamentos de saúde gratuitos. A iniciativa é da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) em parceria com a Polícia Civil (PCDF).
A DPDF irá elaborar um edital de credenciamento para instituições que tenham interesse em contribuir com a recuperação da autoestima das vítimas de violência, credenciar a instituição interessada em prestar os serviços odontológicos, recepcionar e acolher as mulheres, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap), realizar o cadastro e a triagem das vítimas de violência doméstica encaminhadas pela PCDF, além de direcionar as vítimas às instituições credenciadas para realizar o tratamento de acordo com os danos provenientes das agressões.
A PCDF ficará responsável por realizar a perícia odontológica nas mulheres vítimas de violência doméstica, a fim de verificar os danos resultantes das agressões, além de encaminhá-las à DPDF.
Fabrício Rodrigues, defensor público-geral substituto do DF, destaca que a medida garante acesso a tratamentos odontológicos adequados e promove a segurança das mulheres agredidas. “A parceria é fundamental para garantir que mulheres vítimas de violência doméstica recebam assistência completa, não apenas para resolver questões legais, mas também para tratar os danos físicos e psicológicos resultantes da violência”, defende.