A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, afirmou, nesta quinta-feira (15/2), que pretende nomear neste ano os mais de 3 mil aprovados no concurso público para professor efetivo da rede pública de ensino.
A expectativa, de acordo com a chefe da pasta é de que sejam 3.224 mil servidores nomeados. O quantitativo corresponde aos aprovados no certame que estão no cadastro reserva.
“A gente já encaminhou esse cronograma para o Ministério Público de Contas pra nomearmos o cadastro reserva. Eu quero chamar todo o cadastro reserva. A gente tem um cronograma para que que sejam chamados até o meio do ano”, pontuou a secretária.
Em novembro do ano passado, o Metrópoles detalhou o excesso de contrações de educadores não efetivos: a cada 10 professores, sete eram temporários nas escolas públicas do DF. Entre 1º janeiro e 2 de novembro de 2023, a Secretaria de Educação nomeou 28 professores efetivos e convocou 15.844 temporários.
Já em dezembro foram nomeados 776 profissionais, que totalizavam o número de vagas imediatas oferecidas no concurso público.
Hélvia 1
Hélvia 2
Hélvia 3
0
Ano letivo
O início das aulas para a rede pública de ensino será em 19 de fevereiro, com encerramento das atividades em 19 de dezembro. O calendário engloba os 200 dias letivos obrigatórios.
As Instituições Educacionais Parceiras (IEP), que incluem creches conveniadas, seguirão o mesmo cronograma e começarão as atividades em 19 de fevereiro de 2024.
A semana pedagógica, voltada aos a educadores, também tem data definida, segundo o calendário. A etapa ocorrerá de 7 a 9 e de 15 a 16 de fevereiro. Nesse período, os servidores se reunirão para planejar as estratégias pedagógicas e as metas para o ano letivo.
Para os estudantes dos Centros Interescolares de Línguas (CILs), as aulas do primeiro semestre começarão em 26 de fevereiro e seguirão até 10 de julho.