Quatro aves híbridas da espécie mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) encontraram um novo lar, nessa quarta-feira (7/2). Os animais, considerados extintos da natureza, foram transportados de Foz do Iguaçu (PR) para Brasília (DF). Na capital federal, eles foram entregues à Fundação Jardim Zoológico.
O transporte aéreo se deu por meio do Avião Solidário da Latam, com partida de Foz do Iguaçu às 9h55. Após uma conexão no Aeroporto de Congonhas (SP), a aeronave pousou na capital federal às 16h55. Na sequência, as aves foram levadas para o Zoológico de Brasília.
Os mutuns-de-alagoas são originários do Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, onde ocorreu uma bem-sucedida experiência de reprodução da espécie.
Os pássaros foram destinados ao zoo de Brasília por recomendação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cemave/ICMBio) e da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), no âmbito do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica.