A Polícia do Capitólio dos Estados Unidos (USCP, na sigla em inglês) deteve nesta quinta-feira (19) o homem que dizia carregar explosivos perto da Biblioteca do Congresso, em Washington DC.
Ele afirmava que a caminhonete que conduzia – e que jogou sobre a calçada da biblioteca – estaria carregado com uma bomba. A polícia informou que não havia explosivos no veículo.
Identificado pelas autoridades como Floyd Roy Roseberry, de 49 anos. Ele fazia uma transmissão de sua ação em uma rede social, mas o sinal foi cortado após cerca de meia hora.
Em seu perfil, Roseberry fazia postagens contrárias ao governo do presidente Joe Biden e havia compartilhado um vídeo recente de Donald Trump Jr. sobre a crise do Afeganistão.
A identidade do suspeito foi confirmada pela sua ex-mulher, que disse em entrevista à agência Reuters, que Roseberry teria distúrbios psiquiátricos e que já havia tentado matá-la, há 8 anos, com vários tiros.
Prédios próximos ao local foram evacuados e as ruas em volta do complexo do Capitólio foram fechadas.
A Biblioteca do Congresso fica em frente ao Capitólio (a sede do Congresso americano) e do lado da Suprema Corte dos EUA.
Tanto a Câmara de Representantes quanto o Senado se encontram em recesso no momento, então não há sessões no local, mas funcionários estão trabalhando normalmente no complexo.