A ilha espanhola de La Palma, nas Canárias, já “ganhou” 338 hectares (3,38 km²) de superfície — e continua a crescer —, conforme a lava do vulcão Cumbre Vieja flui para o Oceano Atlântico e endurece quando entra em contato com a água do mar.
O tamanho foi calculado pelo Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, a partir de imagens de satélite. Elas mostram uma “língua em forma de D”, formada pela rocha derretida, se formando na costa oeste da ilha.
A lava incandescente chegou ao mar na noite de terça-feira (28), caindo de um penhasco na área de Playa Nueva, perto da cidade de Tazacorte, nove dias após o início da erupção do vulcão.
A boa notícia é que os ventos alísios, típicos das Ilhas Canárias, estão ajudando a dissipar as nuvens de vapor d’água e gases tóxicos que se formam quando a lava, a mais de 1.000º C, encontra o oceano (onde a água está a 22º C).
Mas autoridades estão em alerta porque a previsão do tempo indica que a direção do vento pode mudar nesta quinta-feira (30) e levar as nuvens tóxicas para dentro da ilha.
Preocupação das autoridades
O ácido clorídrico e as pequenas partículas de vidro vulcânico liberadas no ar podem causar irritação na pele, nos olhos e no trato respiratório, por isso autoridades pediram a moradores que selem as portas e janelas das casas
A direção que o fluxo de lava pode tomar também preocupa. Ele ainda desce como um rio e cai de um penhasco no mar, mas o terreno irregular da ilha pode fazer com que a lava transborde de seu caminho atual e se espalhe para outras áreas, destruindo mais casas e terras agrícolas.
Ao menos 855 construções e 30 quilômetros de estradas foram destruídos até agora. Plantações de banana, que são a fonte de renda de muitos moradores da ilha, também foram destruídas ou danificadas pelas cinzas vulcânicas.
La Palma é uma ilha com cerca de 85 mil habitantes que faz parte das Canárias, um arquipélago vulcânico no noroeste da África, no Oceano Atlântico, que faz parte da Espanha. A ilha tem aproximadamente 35 km de comprimento e 20 km de largura em seu ponto mais largo.
Mais de 6 mil moradores foram evacuados até agora, e muitos outros foram aconselhados a ficar em casa para evitar a possível inalação dos gases tóxicos. Apesar das preocupações, nenhum morto ou ferido foi registrado desde o início da erupção do vulcão, no dia 19.
Fonte: G1.