São mais de 60 esculturas de grande porte expostas no local. Mostra é gratuita e ficará em cartaz por dois anos.
A partir desta quarta-feira (23), mais de 60 obras de grande porte do artista Amílcar de Castro estarão expostas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília. A mostra, que é gratuita, ficará disponível a céu aberto, nos jardins do local, por dois anos – até 2024.
A exposição leva o nome “Jardim de Amílcar de Castro: Neoconcreto sob o céu de Brasília“, e tem como proposta destacar o que poderia ter sido o encontro da arte construtivista do escultor com a arquitetura e urbanismo da capital.
A realização da mostra conta com a iniciativa do Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura (IPAC), em associação estabelecida com Márcio Teixeira, o maior colecionador da obra do escultor. A curadoria é de Marília Panitz.
Márcio, falecido em outubro de 2021, fez em Dom Silvério (MG), uma inédita distribuição de obras de grande porte do artista pelas ruas da cidade e pelo passeio à beira do rio, transformando o pequeno município do interior, com estrutura colonial, em um imenso jardim de arte contemporânea.
No início de janeiro, esse conjunto de obras foi transportado para Brasília em 12 carretas. A ideia central da mostra é oferecer a experiência do embate entre as grandes obras tridimensionais criadas pelo artista, encontradas em tantos espaços públicos do país e do exterior, e o corpo do observador.
Aplicativo
Além da exposição, o projeto disponibiliza um aplicativo criado especialmente para permitir uma visita guiada permanente, com áudios e vídeos para todos os públicos.
O serviço também oferece informações adicionais sobre o artista, além de material para interação e material didático para professores e palestras. Grande parte do conteúdo estará disponível também em libras e em braile.
SERVIÇO