Kathia Pinheiro é um exemplo de perseverança, disciplina e talento! É uma Maria de muitas singularidades. E porque não falar de várias facetas? Ela é uma musicista completa. Toca piano deste os 7 anos de idade e estuda violino desde os 11, iniciando na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E quando o assunto é violino, difícil pensar em outra pessoa. Ela é referência no Brasil! Assistir ou ouvir Kathia tocando é hipnotizante.
Ela é também maestrina, professora de música, já gravou CD “O Dia Nasce” como cantora e compositora – trabalho que mistura clássicos com a MPB, é gestora cultural, empresária da Toccata Produções e fundadora-presidente do Instituto Vivarte, uma Organização Não Governamental, que ensina crianças carentes a tocar violino e outros instrumentos. Com o coral da instituição foi convidada a se apresentar na inauguração da semana do voluntariado no Palácio do Planalto, em 2019, no lançamento do projeto Pátria Solidária.
Essa Maria não para de criar arte! Kathia Pinheiro fundou a orquestra barroca “OBACH” – Orquestra Brasileira de Arte Cultura e História, que já tocou nas cidades de New York City, New Jersey e Manhattan – EUA. Também é fundadora do o coral jovem e infantil Bahá’I, o Coral das Artes, de corais evangélicos e outros quartetos e bandas.
Nasceu no Rio de Janeiro, e escolheu Brasília para viver desde 1980, quando chegou para dar aula na Escola de Música de Brasília. Logo foi convidada, pelo maestro Claudio Santoro, para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, ora como concertino ora como spalla. Com a Orquestra fez tournée pela Itália e Portugal, apresentando-se na Piazza Navona, em Roma, para plateia estimada em 10.000 pessoas, e em Lisboa, no Mosteiro dos Jerônimos, em concerto comemorativo ao V Centenário do Descobrimento do Brasil, sob regência do maestro Sílvio Barbato.
A história de Khatia Pinheiro é de uma Maria extraordinária e inspiradora! Possui um currículo admirável e um coração generoso! Aperfeiçoou o talento com professores como Nicolas Merrat da França, Cecília Guida da Argentina, Evgueni Ratchey da Bulgária e Christos Polyzoides da Rússia. Em 1979 foi laureada duplamente no Congresso Nacional Villa-Lobos, conquistando o 1o prêmio e o de melhor intérprete de música brasileira. Já tocou sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Ira Levin, Simon Bleck, Matteo Rubiconi, Daniel Lipton, Giuseppe Lanzetta, Cláudio Cohen, e acompanhou cantores ilustres como Frank Sinatra, Elis Regina, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Bibi Ferreira e outros grandes nomes da música erudita e popular, nacionais e internacionais.
Kathia Pinheiro é uma Maria do Brasil!
Instagram: @kathia_pinheiro / @toccataweb Facebook: facebook.com/kathia.pinheiro.9 Site: www.toccataweb.com.br
Inscreva-se no nosso canal: www.youtube.com/c/AsMariasdoBrasil Curta nossa página no Facebook: @asmariasdobrasil.oficial Siga-nos no Instagram: @asmariasdobrasil.oficial
Para sugestões, críticas, dicas e outros: escreva em DISCUSSÃO ou envie e-mail: asmariasdobrasil.oficial@gmail.com
Cléa Paixão usa joias @kristhelbyanccojoias
Equipe técnica: Câmera: Giovanni Ruggeri , Jhoalerson Dias e Carlos Rocha Som: Giovanni Ruggeri Edição/Finalização: Jhoalerson Dias Marketing digital / Redes sociais: Helena Ribeiro