O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da 3ª Promotoria de Justiça Militar, requisitou à Corregedoria-Geral da Polícia Militar do DF (PMDF) a instauração de uma investigação preliminar para apurar a “suposta agressão” cometida por um policial militar flagrado dando um tapa na cara de um homem durante abordagem.
A solicitação ocorreu nesta terça-feira (19/3) e o prazo de resposta é de cinco dias. “De acordo com o noticiado em veículos de comunicação, o policial teria dado um tapa no rosto de um homem, na noite do domingo, 10 de março, ao atender uma ocorrência de briga, no Núcleo Bandeirante”, apontou o MPDFT.
A ocorrência foi gravada por testemunhas. As imagens mostram que, antes de levar o tapa, o homem de camisa cinza discute com um policial. Ele chega a ser questionado sobre seus documentos. “O senhor está pertinho de ser preso por desacato. Então, baixa a bola”, disse o PM.
Logo em seguida, o morador responde algo e, prontamente, leva um tapa no rosto. O homem desaba e é levantado pelo mesmo policial que o agrediu, sendo levado pelo militar enquanto outras pessoas tentam se aproximar.
Veja o vídeo:
À época em que o vídeo veio à tona, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que já recebeu o vídeo e iniciou a devida apuração dos fatos. “A corporação reafirma seu compromisso com a verdade dos fatos e a garantia dos direitos humanos”, aponta a PMDF.