A aplicação da nova dose da vacina contra Covid começa nesta quarta-feira (15/5) em todo o Distrito Federal. Ao todo, serão disponibilizadas 32,8 mil doses da vacina em 60 endereços por todo o DF.
Segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF), os imunizantes serão aplicados em primeira dose às crianças menores de cinco anos de idades, e como dose de reforço a pessoas de grupos prioritários. Confira quem pode tomar a nova dose da vacina da Covid-19 aqui.
Veja a lista completa de pontos que estão aplicando a vacina.
Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários precisam ainda levar laudos médicos ou comprovantes das atividades profissionais previstas, conforme o caso.
A dose da SpikeVax, da fabricante Moderna, pode ser administrada juntamente com outras vacinas, exceto a da dengue. Na prática, é possível atualizar diversos esquemas vacinais simultaneamente, incluindo, por exemplo, a vacina contra a gripe (influenza), tétano, febre amarela etc., sempre de acordo com o calendário vacinal.
Ainda segundo a SES-DF, outra vantagem do novo imunizante é trazer proteção contra as variantes mais recentes e suas sublinhagens (VOI JN.1 e a VOI XBB 1.5). As vacinas da Moderna foram adiquiridas este ano pelo Ministério da Saúde. No total, a pasta federal comprou 12,5 milhões de doses que foram distribuídas ao estados.
Independentemente do número de doses prévias contra a covid-19, os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários devem tomar uma dose ao ano da SpikeVax.
No caso de pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes/puérperas, a orientação é receber uma dose a cada seis meses. Quem estiver nessas três condições e tiver tomado a vacina Pfizer Bivalente em 2024 deve retornar três meses após a dose aplicada.