“Temos visto várias receitas caseiras sendo divulgadas, inclusive, com o uso do gel de cabelo na mistura. Essas combinações podem ser bastante perigosas. Na falta do álcool gel em casa, o melhor caminho é a higienização com água e sabão”, alerta o médico.
De acordo com Tokarski, outra preocupação constante são receitas com o uso do álcool líquido. “O produto é altamente inflamável e, na forma líquida, pode aumentar o risco de acidentes domésticos como incêndios e queimaduras”, ressalta. “Todo cuidado é essencial, pois o que seria uma arma contra o vírus, pode vir a se tornar um problema”, conclui.
Para o especialista o produto na versão líquida deve ser utilizado para limpeza de ambientes. Quanto às misturas com produtos corrosivos, o dermatologista enfatiza que as consequências podem ser o desenvolvimento de dermatites irritativas, além de outros problemas na pele.
Erasmo Tokarski explica que a dermatite irritativa é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Nesses casos, as lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato. “Por este motivo recomendamos também a hidratação da pele com cremes”, diz.
Dicas para uma boa higienização da mãos:
- molhe as mão com água corrente;
- ensaboe as mãos até a o meio do antebraço;
- esfregue a espuma entre os dedos, costas das mãos e unhas;
- siga com a lavagem pelo tempo médio de 20 segundos;
- enxague as mãos e braços em água corrente;
- seque com papel toalha.
(Foto: divulgacao Freepik)