A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu quatro mandados de prisão preventiva, bem como oito de busca e apreensão, contra uma quadrilha especializada em furtos de pneus. A força-tarefa, que recebeu o nome de Operação Nogueira, ocorreu na manhã desta terça-feira (21/5), deflagrada pela equipe da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri).
O grupo era investigado desde abril de 2024. Desde então, a Corpatri identificou ao menos sete integrantes da quadrilha – três dos quais eram parentes.
O grupo é investigado por mais de uma dezena de furtos, cometidos durante a madrugada em regiões como Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Núcleo Bandeirante e Taguatinga, segundo a PCDF.
Os criminosos usavam automóveis roubados para se aproximar de veículos estacionados. Em seguida, desembarcavam, retiravam pneus, rodas, estepes e outros objetos de valor que encontrassem nos carros alvos da ação e, depois, escondiam os itens furtados em endereços na Vila Cauhy, para posterior revenda.
Os integrantes da quadrilha foram presos após a deflagração da Operação Nogueira, assim como quem os compradores dos produtos roubados e os responsáveis pela adulteração das placas dos veículos utilizados nos crimes.
Durante a ação, foram apreendidas duas motos e um carro, ambos usados nos crimes. Além disso, os policiais também apreenderam ferramentas como chave mixa e peças de veículos.
Os criminosos foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado, adulteração de sinal identificador e receptação. As penas para estes crimes podem chegar a até 15 anos de reclusão.