A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (7/3), quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares (MG), em operação policial de combate à promoção de migração ilegal para os Estados Unidos.
As investigações começaram após parentes de um migrante procurarem a PF para comunicar sobre o desaparecimento dele, no México, em setembro do ano passado, nas proximidades da cidade de Palenque, estado de Chiapas.
À época, o desaparecido teve um surto psicótico e perdeu contato com a família. Ao longo desse período, os parentes dele foram vítimas de tentativas de golpes que envolviam supostas localizações dele e informações falsas sobre a integridade física do brasileiro.
Acionadas, as autoridades estrangeiras emitiram comunicado de difusão amarela junto à Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol, na sigla do inglês), a fim de localizá-lo – o que ainda não ocorreu.
A PF informou que os mandados de busca e apreensão visam ajudar a obter indícios e provas que vinculem os responsáveis no Brasil pela viagem malsucedida do brasileiro e que possam revelar o atual paradeiro dele.
A pena para quem promove a migração ilegal prevê reclusão de dois a cinco anos e multa. A Polícia Federal alerta para os riscos que envolvem a migração ilegal, especialmente a rota terrestre entre México e Estados Unidos, considerada a mais perigosa do mundo por organizações internacionais.