Home Brasília Porteiro é preso por manter em cativeiro ave ameaçada de extinção

Porteiro é preso por manter em cativeiro ave ameaçada de extinção

0

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um porteiro de 43 anos, nessa sexta-feira (10/5), por manter uma ave silvestre em cativeiro e tentar impedir a fiscalização do poder público. A ocorrência se passou na 212 Norte, conduzida por uma equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).

Os investigadores chegaram ao endereço após receberem denúncia anônima de que o porteiro teria instalado armadilhas para capturar aves silvestres. Após identificarem o suspeito, os policiais da DRCA fizeram buscas no imóvel dele.

Durante a inspeção, a equipe encontrou uma ave passeriforme coleirinho, da família Thraupidae, também conhecida como coleiro, coleirinha ou papa-capim. A espécie está ameaçada de extinção.

Antes da chegada dos policiais ao imóvel, porém, a esposa do porteiro foi à residência do casal e liberou a ave da gaiola, a fim de evitar a apreensão do animal.

O porteiro acabou autuado por dificultar ação fiscalizadora de questões ambientais. Caso condenado, ele pode receber pena de um a três anos, além de multa. A esposa do suspeito foi identificada e indiciada pelas mesmas infrações.

O casal também está sujeito a pagar multa estabelecida pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), cujo valor varia de R$ 50 a R$ 50 milhões.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile