As passagens das linhas de ônibus que circulam no Entorno do Distrito Federal vão ficar mais caras a partir da 0h deste domingo (25/2), informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A deliberação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23/2).
O reajuste será de 8,56%. Os preços finais vão variar de acordo com a linha.
O Metrópoles procurou a ANTT para saber os valores que passarão a ser cobrados nas principais linhas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Veja a íntegra do texto publicado no DOU:
Dois aumentos em 2023
No ano passado, a ANTT reajustou duas vezes a passagem em duas ocasiões: em março (12%) e em agosto (15%).
A ANTT é responsável, desde fevereiro de 2023, pela gestão das mais de 400 linhas de ônibus que realizam um transporte diário de cerca de 175 mil passageiros entre os trechos.
O transporte semiurbano entre o Distrito Federal e o Entorno não é subsidiado pelo governo e os recursos para manutenção do serviço vêm integralmente das tarifas pagas pelos usuários, diz a ANTT.
Logo após assumir o comando das linhas, a Agência optou por não conceder reajuste imediato de 40% a fim de evitar um grande impacto no bolso da população.
Os índices de reajuste, como elevação nos valores de combustível, óleo lubrificante, pneus e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dificultaram, na visão da ANTT, a manutenção do preço das tarifas.