O Distrito Federal tem 194 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo apto a receber a vacina contra a dengue. O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (25/1), o plano de ação nacional para contenção da doença.
A campanha de vacinação começará em fevereiro, com prioridade a pessoas dessa faixa etária moradoras de regiões endêmicas – tratam-se de 521 municípios, inclusive o DF.
A secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio, divulgou o número de jovens aptos a receber a vacina nesta primeira fase durante a coletiva de imprensa de lançamento do plano nacional.
O ministério pretende imunizar, neste ano, 3,2 milhões de pessoas da faixa etária. Além disso, o Distrito Federal contará com duas carretas de atendimento cedidas pela Defensoria Pública (DPDF) e pedirá ao Ministério da Defesa apoio das Forças Armadas para as ações.
A escolha das prioridades seguiu três critérios: municípios de grande porte (com mais de 100 mil habitantes); com alta transmissão da dengue registrada em 2023; e com maior predominância de casos do tipo 2 (Denv-2).
Na semana entre 14 e 22 de janeiro, por exemplo, a capital do país passou de 7.329 casos prováveis de dengue para 16.079.
Os dados constam no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF) divulgado na terça-feira (23/1). Além disso, a capital federal teve três mortes provocadas pela doença confirmadas. Outras 15 são investigadas.