Home DF Renata D’Aguiar: um olhar para o empoderamento e para a autonomia do...

Renata D’Aguiar: um olhar para o empoderamento e para a autonomia do cidadão.

0

No DF há mais de 10 anos, essa carioca conheceu de perto a desigualdade social brasiliense e, desde então, trabalha para reduzir cada vez mais o abismo social entre as cidades do DF.

As eleições estão chegando , e a população do Distrito Federal irá às urnas em outubro para eleger seus representantes no Senado, Câmara Federal e  também na nossa Câmara Legislativa do DF. Muitos nomes estão sendo cogitados, e a temperatura nos corredores políticos e também nos Partidos Políticos começa a aumentar.

Dentre esses nomes para pre candidatura , surge o de uma jovem dinâmica e aguerrida, que tem se destacado no Terceiro Setor , tendo também os olhos fitados na Educação e também na causas ligadas ao Público Feminino. Essa é Renata d´Aguiar, pré candidata a Deputada Distrital nas próximas eleições .

“Essas três bandeiras me definem bem. Luto por inclusão social, educação para todos e reconhecimento da mulher na sociedade.
Meus valores são todos pautados em Cristo e na ciência. Me considero uma eterna buscadora de conhecimentos e não me baseio em achismo”, destaca Renata D’Aguiar.

Renata d’Aguiar nasceu no Rio de Janeiro, mas já mora no DF há mais de dez anos. Formada em economia pela Fundação Getúlio Vargas, se tornou mestre na área econômica pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Aos 24 anos passou no concurso do Tesouro Nacional, quando se mudou sozinha para a capital federal, em 2014.

Ela é a idealizadora do Instituto Reciclando o Futuro, fundado em 2017, com objetivo de resgatar o valor social e a cidadania brasiliense, unindo pessoas de diferentes realidades socioeconômicas do Distrito Federal que entendem que a inclusão social é o meio norteador para alcançarmos o bem-estar social.

Uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, o Instituto Reciclando o Futuro tinha foco na busca da autonomia dos catadores do Aterro Sanitário Controlado do Jóquei, o antigo lixão da Estrutural.

Atualmente, a atuação da instituição expandiu e passou a abarcar vários setores da sociedade, sempre com foco na inclusão social , na busca pela proteção social, garantia e ampliação de direitos fundamentais do cidadão. São mais de cinco mil famílias acompanhadas pela entidade.

Com olhar para o empoderamento feminino, atualmente, o Reciclando o Futuro está com dois projetos sociais para esse público: cursos de inglês e de empreendedorismo com vista à entrada no mercado de trabalho para gerar emprego e renda.

“Nossa principal necessidade, hoje, é por voluntariado. Não importa qual seja a especialidade ou disponibilidade do interessado. Precisamos muito ampliar as ações e vamos conseguir, apenas, com o engajamento de mais pessoas”, destaca Renata D’Aguiar, ao convidar à população a preencher o formulário para ser tornar voluntário do instituto, disponível no próprio site do Reciclando o Futuro.

 

Da redação.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile