O cãozinho Bento, resgatado na Asa Norte no último domingo (3/3), foi adotado e deve se mudar para o novo lar nesta sexta-feira.
“Meu filho de 10 anos já vinha há muito tempo me pedindo um filhote, porque nós tínhamos três cachorros. Dois já partiram e ficou só a Liloca, uma cadelinha que é uma senhora muito amorosa e muito maternal também. E como ela estava acostumada a ficar com outros dois companheiros, ela tem ficado bem sozinha” conta Nara Codo, nova tutora de Bento.
“E a gente até chegou a pesquisar em locais de adoção responsável, mas nenhum bateu, sabe? Até que uma amiga minha, que é a mãe do Rafael, me mandou uma mensagem com a foto do cachorrinho, igualzinho a nossa Liloca. Eu adotei na hora que eu vi.”
Cão resgatado
flagrante-filhotes-de-cachorrinho-são-abandonados-em-Brasília-2
flagrante-filhotes-de-cachorrinho-são-abandonados-em-Brasília-1
flagrante-filhotes-de-cachorrinho-são-abandonados-em-Brasília-3
0
Responsável pelo resgate do cãozinho, o músico Rafael Medeiros Rodrigues, 37 anos, não esperava a quantidade de mensagens que receberia após a história ser divulgada. Para ele, o mais importante é saber quantas pessoas estão envolvidas com a causa animal.
“Muitas pessoas mostraram interesse. E muitas mandaram mensagem de carinho, desejando o melhor para o Bento e condenando a prática de maus-tratos e abandono”, diz Rafael. Acho que o mais importante é trazer essa atenção para o caso, fazer essa denúncia e tentar evitar ao máximo esse crime.”
Outros dois filhotes também foram resgatados
Na reportagem publicada pelo Metrópoles nessa quinta-feira (6/3) foi detalhado que um outro filhote (terceira foto da galeria) havia sido encontrado momentos antes na mesma região e levado para uma clínica veterinária na Asa Norte. Segundo Ana Paula de Vasconcelos, advogada do Fórum Animal, houve denúncias de um terceiro animal encontrado também nas proximidades. O homem flagrado pelas câmeras de segurança, cometendo crime de abandono, ainda não foi identificado.
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998 (Lei Federal 9.605/98), e em 2020, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato (Lei Federal 14.064/20).
O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). “Abandono de animais é crime e deverá ser punido com pena de 2 a 5 anos de reclusão além do pagamento de multa. Acreditamos no trabalho da PCDF para identificar e punir tamanha covardia”, comentou Ana Paula.
Para fazer denúncias sobre esse e outros caso de maus-tratos contra animais, a Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística (Dema) pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo WhatsApp – (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.