A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), confirmou dois casos de raiva detectados em morcegos da espécie Artibeus lituratus. Os animais foram encontrados mortos em um jardim, na região administrativa da Octogonal.
A pasta informou que recolheu os mamíferos nos dias 3 e 10 de maio, mas os detalhes sobre eles só foram divulgados nesta segunda-feira (20/5).
A Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses destacou que a confirmação de casos de raiva em morcegos da espécie ocorreu em outros anos, no Distrito Federal. No entanto, os desse tipo não representam uma ameaça direta a cães, gatos ou humanos, pois se alimentam apenas de frutas, folhas e insetos.
“Não é recomendado, portanto, tentar manipular ou matar morcegos vivos, pois não representam perigo direto. No caso daqueles encontrados caídos ou mortos, a Vigilância Ambiental deverá ser contatada, para fazer recolhê-los e evitar a manipulação desses bichos por humanos ou animais domésticos”, alertou a SES-DF.
Ao longo de todo o ano, a Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses recolhe morcegos mortos ou caídos, para acompanhamento epidemiológico de casos de raiva. Vale lembrar que a transmissão da doença entre animais pode ser prevenida com a vacinação anual contra a virose.
Por meio de nota, a Administração Regional do Sudoeste, da Octogonal e do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) informou ter recebido da população um pedido de poda “radical” de árvores que atraem morcegos e que cobrou providências do “órgão competente” pelo serviço.
Em relação aos morcegos encontrados com raiva, a administração ressaltou que se tratou do primeiro caso desse tipo registrado neste ano e salientou que promoveu três campanhas de vacinação no Sudoeste e Octogonal desde janeiro último.
“Informamos, ainda, que a Administração do Sudoeste, da Octogonal e do SIG, está à disposição dos cidadãos para esclarecer quaisquer dúvidas e tomar providências”, completou o órgão.
Vacinação antirrábica
No sábado (18/5), a Quadra 5 da Área Octogonal Sul (AOS 5) recebeu equipes para aplicar a vacina antirrábica em pets. Na ocasião, foram vacinados 118 cães e 29 gatos.
No entanto, durante todo o ano, a população do Distrito Federal pode procurar os núcleos regionais de Vigilância Ambiental para vacinar cães e gatos. O serviço é gratuito.
A lista com endereços e horários de atendimento está disponível no site da SES-DF. “Além disso, a Secretaria de Saúde oferece a profilaxia pós-exposição para pessoas que tenham tido acidentes com animais. Ela é feita conforme a avaliação das equipes de profissionais e uma medida necessária para evitar o desenvolvimento da doença. Em caso de ocorrências desse tipo, deve-se buscar uma unidade de saúde para recebimento de orientação”, completou a pasta.