O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) criou uma vaquinha para arrecadar dinheiro que ajudará no traslado do corpo do estudante Lucas da Silva Resende do Monte, de 20 anos, ao Rio de Janeiro, onde o rapaz morava antes de morrer.
O corpo do universitário foi encontrado, na terça-feira (13/2), no fundo do lote da casa do amigo que o jovem foi visitar, em Sobradinho. Segundo o delegado-chefe da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), Hudson Maldonado, que investiga o caso, o terreno que abriga a residência é “grande”, tem mato alto e a parte do quintal onde o cadáver do rapaz estava é pouco frequentada pelos moradores do imóvel.
“Com muita tristeza e indignação, nós da atual gestão do DCE Honestino Guimarães da Universidade de Brasília, em conjunto à comunidade acadêmica, lamentamos a morte do estudante do curso de Educação Física, Lucas da Silva Resende do Monte, de 20 anos”, disse o DCE em uma publicação no Instagram.
“Assim que noticiado pela família e investigações, a comunidade acadêmica da UnB ficou extremamente abalada e indignada, se solidarizando com a dor de amigos e familiares que perdem um ente amado nesse momento. Queremos celeridade na investigação e respostas para essa tragédia ocorrida com um dos membros da nossa comunidade”, pontuou o diretório.
Segundo o DCE, o velório do jovem ocorrerá às 18h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, nesta quinta-feira (15/2). “Por fim, reiteramos nossa profunda tristeza nesse momento de dor em conjunto a comunidade acadêmica e nos solidarizamos com familiares e amigos. Lucas vive na UnB!! Nos corações e mentes de seus amigos e colegas. Vive na luta pela educação pública, nas relações que estabelecemos ao longo desse trajeto. Lucas presente, hoje e sempre”, finalizou.
Interessados em colaborar com a vaquinha podem doar valores por meio da seguinte chave Pix: 12594191779
O caso
O universitário estava desaparecido desde 10 de fevereiro. Pai da vítima, o servidor público Rodrigo Monte, 42, contou à reportagem que, no dia do desaparecimento, um dos colegas de Lucas entrou em contato com ele e afirmou que o estudante havia sumido.
Além disso, esse colega teria dito que Lucas havia deixado o condomínio sem celular, sem mochila e sem ser notado.
Em depoimento, um amigo da vítima contou à PCDF que, na sexta-feira-feira (9/2), tinha passado com Lucas por um bloco de pré-Carnaval no Setor Bancário Sul (SBS). Na sequência, a dupla, acompanhada de outros dois colegas, foi para a casa do depoente, no condomínio Alto da Boa Vista, em Sobradinho – onde todos viraram a noite.
O morador do imóvel relatou ainda que soube de “um fato que causou desconforto em Lucas” e que o universitário teria tentado “ficar” com um dos colegas dentro da casa, mas foi rejeitado. Após a negativa, a vítima supostamente deixou o endereço “por uma saída lateral”.
Lucas-monte-desapareciso (2)
Lucas-monte-desapareciso (1)
Lucas-monte-desapareciso (6)
Lucas-monte-desapareciso (5)
Lucas-monte-desapareciso (4)
Lucas-monte-desapareciso (3)
0
Na madrugada de domingo (11/2), porém, o pai do universitário mandou mensagem para o celular do filho e, pela manhã, recebeu resposta em nome de um quarto amigo do estudante. Esse remetente seria próximo de Lucas, segundo Rodrigo contou à PCDF, e afirmou que o jovem teria desaparecido.
O pai do rapaz afirmou que verificou câmeras de segurança do condomínio Alto da Boa Vista, mas não havia gravações do momento em que Lucas teria deixado a casa do amigo. Na tarde dessa terça-feira (13/2), ao menos cinco pessoas prestaram depoimento na 13ª DP.