Caminhar na Represa Municipal observando as capivaras e finalizar o passeio saboreando um pastel é tradição entre os moradores de São José do Rio Preto (SP). Mas um pastel em formato do animal garantiu o aumento das vendas de um quiosque localizado no “cartão postal” da cidade.
A escolha foi feita porque a capivara é considerada um símbolo do município. O roedor ocupa principalmente a região dos três lagos da Represa Municipal de Rio Preto.
No Dia Nacional do Pastel, comemorado nesta segunda-feira (4), o g1 conversou com o casal Fernando Valentim Gonçalves e Mireilli de Oliveira, que é proprietário de um quiosque na represa há quase três anos e investiu no inusitado pastel há um mês, após se inspirar nos salgados vendidos por um paranaense.
“Começamos a fazer por brincadeira e acabou pegando. Muita gente hoje nos procura e fala ‘aqui que é o pastel da capivara?’. Eu estou até mudando o nome do quiosque de ‘Pastel da Represa’ para ‘Pastel da Capivara’”, conta Fernando.
Segundo o comerciante, toda a produção é feita manualmente. Tudo começou com o molde do desenho em uma folha, mas, para tornar menos trabalhoso, foi desenvolvido um molde de metal.
Fernando afirma que a novidade triplicou as vendas do comércio, que também trabalha com pastéis tradicionais, água de coco, bebidas e alguns produtos industrializados.
“De final de semana a gente está vendendo uma média de 40 a 50 pastéis de capivara. Às vezes o pai vem com o filho e pega o tradicional para ele e o de capivara para o filho. Então a novidade acabou impactando na venda dos tradicionais também.”
Os sabores variam entre os mais tradicionais, como carne, queijo e pizza, até o “especial”, que é uma mistura de todos eles. Mas apesar da variedade, Fernando afirma que o carro-chefe da barraca é o pastel de chocolate.
“A gente até brinca com os clientes: ‘você quer com emoção ou sem emoção?’. Com emoção é com bastante chocolate por fora do pastel.”
O valor do salgado também varia, pois está disponível em dois tamanhos. O pequeno sai a R$ 7 e o grande a R$ 12.
De acordo com Fernando, a pandemia da Covid-19 impactou nas vendas do quiosque, que funciona todos os dias da semana e chegou a adotar o delivery durante os períodos mais restritos. Mas a novidade veio para mudar o cenário do comércio do casal.
“As vendas diminuíram, mas a gente conseguiu sobreviver aos ‘trancos e barrancos’. Agora, o pastel da capivara veio para dar um ‘boom’. Com certeza será a sensação do verão”, brinca o comerciante.
“Para o Dia das Crianças, estamos bolando de fazer pastéis do Batman e do Mickey. A gente não pode estacionar. É preciso sempre se atualizar e manter o carinho pelo que a gente faz, a qualidade e o respeito pelos nossos clientes.”
Fonte: G1.