HomeOutrosCartilha orienta produtor a como evitar contaminação pelo coronavírus

Cartilha orienta produtor a como evitar contaminação pelo coronavírus

Date:

Related stories

Casos de dengue caem 97% no DF em relação ao ano passado

Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março...

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...
spot_img

 

A Emater preparou uma cartilha com orientações voltadas ao produtor rural sobre como combater a disseminação do coronavírus. As orientações têm foco na higiene pessoal e de equipamentos, ferramentas e insumos.

A cartilha pode ser consultada na página da Emater ou baixada no link http://www.emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/CARTILHA-COVID.pdf. A publicação também pode ser compartilhada ou reproduzida.

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa termina em 31 de maio

Produtores rurais que possuem rebanhos de bovinos e de bubalinos devem vacinar seus animais de todas as idades contra a febre aftosa, até o dia 31 de maio. A campanha de vacinação, que teve início dia 1 de maio, é realizada pela Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) e conta com o apoio da Emater-DF na divulgação para os produtores rurais.

Todos os anos são realizadas duas etapas de vacinação, a primeira em maio e a segunda em novembro. Os produtores rurais adquirem as vacinas nas lojas de revenda autorizadas, fazem a vacinação e enviam para a Seagri a declaração de vacinação do rebanho.

No Distrito Federal existem cerca de 78 mil cabeças de gado bovino (incluindo gado de corte e de leite) e 2.170 criadores de gado. “A Emater-DF apoia essa campanha reforçando a divulgação entre os produtores atendidos pelos nossos canais de contato. Tiramos dúvidas e reforçamos as orientações da Seagri-DF”, explica Pedro Ivo Braga, médico veterinário e gerente do escritório local da Emater-DF no Gama.

“A vacinação é apenas para bovinos e bubalinos de todas as idades. Demais animais como ovinos e caprinos não precisam ser vacinados”, diz o veterinário.

A doença, no entanto, atinge outros animais também. “Todos os animais biungulados – que possuem casco com duas unhas – como ovinos, suínos, caprinos, além dos bovinos e bubalinos, são susceptíveis à febre aftosa”, afirma Braga. “Mas tem uma razão estratégica para não vacinarmos as outras espécies, pois eles são sentinelas. Assim, se eles contraem a doença, podemos saber que o vírus está circulante na região”, explica ele.

Neste ano de 2020, com a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Agricultura organizou o processo de entrega das declarações 100% online. Assim, o criador de bovinos ou bubalinos deve encaminhar a declaração pelo sistema Sidagro Produtor  acessando o Sidagro no link http://sidagro.seagri.df.gov.br/sidagroprodutor/login.jsf

Quem não possui cadastro no Sidagro, pode fazer por meio dos telefones e WhatsApp da Seagri. A declaração também poderá ser enviada por e-mail para a unidade de atendimento onde o produtor rural já costuma entregar anualmente a sua declaração. Nesse caso, ele deve enviar o formulário de declaração do criador preenchido e assinado por foto de boa resolução ou em formato PDF e deve incluir também a nota fiscal da compra das vacinas.

 

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here