HomeBrasíliaDefesa Civil interdita bar após camarote desabar e deixar 11 feridos

Defesa Civil interdita bar após camarote desabar e deixar 11 feridos

Date:

Related stories

Casos de dengue caem 97% no DF em relação ao ano passado

Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março...

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...
spot_img

Após a queda do camarote, que deixou 11 pessoas feridas em um bar no Distrito Federal, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil interditou o local, neste domingo (14/4). O acidente aconteceu ainda na madrugada. Segundo o órgão de controle, há risco de progressão de colapso da estrutura.

“Foi emitido o termo de interdição de todo o estabelecimento”, pontuou a Defesa Civil. O órgão foi acionado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para avaliar a situação do local após a queda.

O acesso na área interditada só poderá ser realizado sob responsabilidade de um profissional habilitado. Além da interdição, a Defesa Civil notificou o bar a prestar uma série de informações.


0

“A desinterdição está condicionada ao cumprimento das exigências e só ocorrerá mediante termo de desinterdição, emitido pela Defesa Civil”, afiançou o órgão de fiscalização.

O que a Defesa Civil cobrou do bar?

– entrega de laudo com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) produzido por empresa ou profissional habilitado, que ateste a segurança estrutural e indique as causas e possíveis soluções para mitigação dos riscos encontrados;
– execução de serviço de manutenção para mitigação dos riscos e;
– isolamento imediato de todo o estabelecimento.

Pelo diagnóstico preliminar da Defesa Civil, houve um colapso da estrutura metálica da casa de shows. “Devido a atual situação, foi constatado risco devido às  ferragens expostas e possível progressão do colapso da estrutura”, alertou.

Versão do bar

Após o desabamento do camarote, o Vitorino Bar e Cozinha disse que dará o apoio necessário às vítimas. “Estamos comprometidos a assegurar justiça e apoio a todos os afetados”, assinalou o estabelecimento, por meio de uma nota emitida pelo escritório de advocacia que representa o bar.

Segundo o comunicado, além do apoio às vítimas e suas famílias, o bar prestará também as informações necessárias para a investigação do desabamento.

“A segurança de cada pessoa em nossas instalações é a maior prioridade para nós, estamos profundamente consternados com o ocorrido”, seguiu o comunicado.

De acordo com a nota, a equipe de seguranças e brigadistas prestou apoio e os primeiros socorros às vítimas logo após a queda do camarote.

O bar assumiu o compromisso de adotar medidas para evitar episódios semelhantes. “Estamos revisando internamente todas as nossas políticas e procedimentos de segurança”, afirmou o bar.

11 vítimas socorridas

O espaço funcionava no mezanino do Bar Vitorino, na QNN 23 de Ceilândia. O acidente aconteceu por volta das 4h30, quando o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado para socorrer as vítimas.

 

O DJ Edson Rodrigues ia começar a tocar quando o desabamento aconteceu. Segundo ele, o mezanino era uma área privativa do evento, e funciona como camarote, que estava lotado na hora. “Ele tinha acabado de passar por uma reforma. Aquele mezanino não existia. Na verdade, era o terceiro, quarto dia dele. Foi uma reforma recente do estabelecimento. Aí aconteceu essa infelicidade”, lamentou.

Segundo Rodrigues, o público estava concentrado no mezanino, mas a parte embaixo da estrutura estava relativamente vazia. “Não teve nenhum ferido tão grave por isso. Ninguém recebeu a pancada embaixo”, afirmou.

O DJ relembra que a estrutura começou a ceder e teria despencado devagar. “Foi meio que entortando”, explicou ele, acrescentando que a orientação dos donos do lugar sempre foi que evitassem uma quantidade muito grande de pessoas na parte de cima do bar, no camarote.

“O aviso que a gente tinha era esse: quando começar o evento, avisar para o pessoal se retirar daquela área. Porque tinha muita gente e eles já queriam evitar uma situação que poderia vir a ocorrer”, garantiu.

A estrutura metálica estava fixada a uma altura de aproximadamente 2 metros e meio. A responsável pelo bar disse aos bombeiros que, no momento do acidente, havia aproximadamente 100 pessoas no local. Não há informação sobre quantos clientes estavam no camarote no momento em que o mezanino cedeu.

As vítimas sofreram luxações, escoriações e fraturas e foram transportadas para hospitais da região. Todos foram identificados apenas pelas iniciais:

M.G.M, 19 anos, foi socorrida e levada ao HRT, com suspeita de fratura no membro inferior direito, consciente, orientada e estável.
C.C, 24 anos, também foi levada para o HRT, com um corte contuso no membro inferior esquerdo, consciente, orientada e estável.
D.O, 22, foi socorrido na mesma unidade de saúde e se queixava de dor na região da lombar. Ele estava com suspeita de fratura no membro inferior direito, consciente, orientado e estável.
A adolescente L.M.G, 15 anos, foi socorrida e transportada ao HRT, com suspeita de fratura na região torácica, consciente, orientada e estável.
L.B.P.S, 22 anos, foi para o HRT, com suspeita de fratura no membro inferior direito e queimadura no membro superior direito, consciente, orientada e estável.
M.E.L, 29, foi socorrida para o HRT, se queixava de dor no membro superior esquerdo e suspeita de fratura no úmero, consciente, orientada e estável.
D.N.M, 23, foi socorrida para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ela se queixava de dor no fêmur esquerdo, que apresentava edema e deformidade com motricidade comprometida. A jovem estava consciente, orientada e estável.
L.R.C, 30, foi socorrido e levado pelos bombeiros para o HRC, com fratura na tíbia, no tornozelo direito, sentia dor no quadril, corte no cotovelo esquerdo e ferimento abrasivo no abdômen, consciente, orientado e estável.
P.H.G.M, 31 anos, foi socorrido também no HRC, se queixando de dores nos braços e testemunhas relataram que ele teve perda de consciência, consciente, orientado e estável.

Outras duas vítimas do sexo feminino foram transportadas pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O estado de saúde delas não foi divulgado, apenas que elas estavam conscientes, orientadas e estáveis.

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here