Uma pesquisa nacional coloca o Distrito Federal em quarto lugar no ranking de unidades da federação com melhores políticas públicas de promoção da cidadania LGBTQIA+. O levantamento é do Programa Atena, realizado pela Aliança Nacional LGBTI+ e pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT (GAI). Os números serão apresentados em reunião na Câmara Legislativa do DF (CLDF) na próxima quarta-feira (10/4), às 10h.
A pesquisa fez um mapeamento das políticas públicas LGBTI+ nas 27 unidades da federação e capitais, para que as informações possam criar estratégias de participação social e de fortalecimento de instrumentos de controle social. Os resultados foram colocados em forma de ranking, que tem o DF atrás de Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo nos melhores indicadores.
Em um dos eixos, sobre justiça e cidadania, por exemplo, o levantamento analisou se os estados têm penalidades administrativas por preconceito de sexo e orientação sexual, identidade social para pessoas travestis e transexuais, vedação do uso de financiamento público a espetáculos LGBTIfóbicos e mais.
Na próxima semana, a CLDF vai debater os indicadores de Brasília, em sessão promovida por Fábio Felix (PSol). A apresentação dos resultados acontecerá na Sala de Comissões Deputado Juarezão, dia 10, às 10h, com a presença de Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI.