HomeDestaque‘Grave crise ambiental, humana e estrutural de Maceió precisa de amparo urgente...

‘Grave crise ambiental, humana e estrutural de Maceió precisa de amparo urgente do governo federal’, diz Lira

Date:

Related stories

Casos de dengue caem 97% no DF em relação ao ano passado

Novo boletim epidemiológico revela que até 29 de março...

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...
spot_img

Deputado federal por Alagoas, presidente da Câmara cobrou recursos para garantir ‘condições de atendimento aos moradores atingidos e ações para combater o problema gerado pela exploração do sal-gema’

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira, 1°, que solicitou aos órgãos responsáveis a disponibilização de recursos e a edição de uma medida provisória para garantir amparo a população de Maceió, que sofre com o risco de uma mina da Braskem entrar em colapso. A empresa é responsável pela exploração de sal-gema na região. De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 48 horas o solo cedeu 1 metro e continua afundando a uma taxa de 2 centímetros a cada 60 minutos. “A grave crise ambiental, humana e estrutural em Maceió precisa de um amparo urgente do governo federal. Solicitei aos órgãos responsáveis a viabilização de recursos e a edição de medida provisória que garantam à Prefeitura de Maceió condições de atendimento aos moradores atingidos e de empreender ações para combater o problema gerado pela exploração do sal-gema”, disse Lira em sua rede social X, (antigo Twitter).

O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) pediu, em reunião com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, atenção especial para a situação do Estado afetado. “Essas pessoas têm de ser realocadas, tem que se preocupar com que elas vivam com qualidade. Não é colocar em qualquer outro local. O pedido foi justamente esse para o presidente, que pudesse dar essa garantia de um suporte financeiro ao município de Maceió, de uma maneira emergencial”, explicou Cunha.

Os ministros Renan Filho (Turismo), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração Desenvolvimento Regional) estão na cidade acompanhando a situação para discutir as medidas emergenciais de médio e longo prazo. “Não é hora de atribuir responsabilidade a quem não deve. A Braskem precisa ser responsabilizada civil e criminalmente pelo crime ambiental cometido em Maceió, garantindo a reparação aos danos materiais e ambientais causados aos maceioenses”, disse Filho, que já foi governador de Alagoas.

JP NEWS

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here