HomeBrasíliaHomem é investigado por dar o “golpe da maquininha” em empresários

Homem é investigado por dar o “golpe da maquininha” em empresários

Date:

Related stories

INSS pagará primeira parcela 13º a partir de 24 de abril

Pagamentos começarão pelos segurados cujo número final do cartão...

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix Um...

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses

Bolsa resiste à queda global e fecha praticamente estável O...

Bebês internados no HRSM ganham ensaio temático de Páscoa

Fotos foram feitas por fotógrafa voluntária com apoio da...
spot_img

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta quinta-feira (22/2), a Operação Smoke Screen. Os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão, nas casas de dois investigados por praticar o “golpe da maquininha” e por lavagem de dinheiro. As ações ocorreram em Ceilândia (DF) e em Valparaíso (GO), no Entorno da capital do país.

O caso é investigado pela Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf). De acordo com uma denúncia feita em dezembro de 2023, um homem de 37 anos teria ido a um estabelecimento comercial na Asa Sul, apresentado-se como técnico e dito que os extintores de incêndio do estabelecimento precisavam ser trocados – o que, de fato, era verdade.

O pagamento ocorreu com uso de cartão de crédito. No entanto, o criminoso argumentou que o sinal da internet estava fraco e que a operação deveria ser repetida, momento em que fez um lançamento para cobrar R$ 21.872,60, que deveria ser R$ 250.

A polícia descobriu que a máquina de cartão estava vinculada a outra pessoa, de 44 anos, bem como a uma suposta mercearia e distribuidora de bebidas em Ceilândia.

Os investigadores identificaram outras 10 ocorrências que detalhavam o modo de agir do investigado. Ele costumava se aproveitar da necessidade de serviços de troca de extintores pelas vítimas para praticar a fraude.

Além disso, após outro crime parecido, o investigado assinou acordo de não persecução criminal com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em 16 de junho de 2023. Porém, uma das condições para manutenção da media seria o não cometimento de outra infração penal.

Confira as dicas da PCDF para não cair no golpe:

Sempre conferir o valor da transação antes de confirmar a compra;
Não se afaste da máquina enquanto o pagamento estiver em andamento;
Prefira passar ou aproximar o cartão na maquininha por conta própria e evite entregá-lo ao vendedor;
Não efetue transações se o visor da máquina estiver quebrado ou com sinais de adulteração;
Peça o comprovante da transação e confira o valor;
Redobre a atenção se o vendedor disser que o terminal de pagamento apresentou mensagem de erro ou que está sem internet e que precisará repetir a transação;
Prefira fazer pagamentos por aproximação.

- Publicidade - spot_imgspot_img

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here