Prazo e Datas das Provas
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira, 27 de maio, e vão até o dia 7 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil.
Inscrição e Isenção de Taxa
Para se inscrever, os interessados devem acessar a Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utilizando o login do Gov.br. Caso o candidato não lembre da senha, é possível recuperá-la na plataforma.
Os moradores do Rio Grande do Sul terão um cronograma de inscrições estendido, que será divulgado em breve pelo Inep, além de isenção da taxa de inscrição, mesmo para aqueles que tiveram a justificativa de ausência reprovada na edição de 2023.
Detalhes do Processo de Inscrição
Durante a inscrição, o candidato precisa fornecer diversas informações, incluindo CPF, data de nascimento, estado civil, nacionalidade e cor/raça. Também deve escolher a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) e indicar o estado e município onde deseja realizar as provas, podendo alterar essas escolhas somente durante o período de inscrições.
A página de inscrição também permite solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social, sem a necessidade de enviar documentos comprobatórios no momento da inscrição, já que as informações serão verificadas automaticamente com a Receita Federal.
Pagamento da Taxa
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 12 de junho por meio de boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa.
Informações Adicionais
No site do Inep, os candidatos podem encontrar o cronograma completo do Enem 2024, orientações e respostas para dúvidas frequentes, além de tutoriais em vídeo, inclusive em Libras. É importante lembrar que a isenção da taxa ou a justificativa de ausência na edição anterior não garantem a inscrição automática; é necessário se inscrever novamente.
Mensagem do Ministro da Educação
“Se você já concluiu ou está concluindo o ensino médio neste ano, não perca a chance. Você pode se inscrever até 7 de junho. Para o Rio Grande do Sul, em breve vamos divulgar um cronograma específico, para que todos tenham a oportunidade de fazer a prova”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana, em postagem na rede social X.
Para mais informações e para realizar a inscrição, acesse a Página do Participante no site do Inep.