A Secretaria de Saúde do Distrito Federal criou uma inteligência artificial para ajudar no combate à dengue. A pasta desenvolveu a Manu, robô que tira dúvidas diversas sobre a doença, como orientações de tratamento, endereços e horários de postos de vacinação, rota do fumacê e mais.
São nove opções de interações com a Manu. Quem acessa a plataforma pode pedir ajuda em: avaliação de risco, tratamento, prevenção, suporte, denúncias, fumacê, locais de vacinação, informações sobre o mosquito e materiais para download. A robô está disponível neste link.
Quando o cidadão quer fazer uma avaliação de risco, por exemplo, a Manu faz uma série de questionamentos sobre sintomas. Caso eles indiquem sinais de dengue, ela informa: “Com base nas informações fornecidas, provavelmente o cidadão respondente esteja com dengue. Recomendo que ele/ela busque imediatamente atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e tratamento adequados”.
A robô Manu tem perguntas pré-programadas. No caso de denúncias de potenciais focos da doença, a plataforma permite até o envio de fotos dos locais suspeitos. Neste caso, os dados vão direto para a vigilância ambiental.
Também há download de jogos educativos e para a apresentação em 3D do mosquito Aedes aegypti.