- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaServiço do Metrô-DF foi interrompido 67 vezes por incidentes em 2023

Serviço do Metrô-DF foi interrompido 67 vezes por incidentes em 2023

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

No ano passado, os trens da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) sofreram 67 incidentes que geraram interrupções dos serviços prestados pelo transporte público. O valor é 52% maior do que o registrado em 2022, quando houve 44 incidentes do tipo.

De acordo com o Metrô-DF,  as causas das interrupções são caracterizadas como externas ou internas. As mais impactantes são problemas nos trens, na sinalização por descarga atmosférica e vandalismo por furto de cabos.

No ano passado, dos 67 incidentes notáveis, 20 foram por causas externas. Em 2019, foram 57 incidentes, sendo 53 por causas internas e 4 externas; em 2020, foram 46, sendo 41 por causas internas e 5 externas; em 2021, foram 33, 27 por problemas internos e 6 externos; em 2022, foram 44 ocorrências , 38 por causas internas e 6 por fatores externos.

Veja o número de interrupção de serviços dos últimos anos: 

2019: 57
2020: 41
2021: 33
2022: 44
2023: 67

Em 2024, duas situações impactaram os serviços do Metrô no DF. Em 12 de janeiro, a circulação dos trens precisou ser interrompida devido a um incêndio no vagão de um veículo próximo à Estação Águas Claras.

De acordo com a Companhia do Metropolitano, o trem apresentou uma falha de tração no local, o que fez com os usuários tivessem de desembarcar naquela estação após o piloto receber alerta. A circulação dos trens foi retomada horas após.

Entre 15 e 16 de janeiro, o Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) apresentou falhas nos cartões vale-transporte, e alguns passageiros relataram que tiveram o acesso bloqueado nas catracas dos ônibus e do metrô. As catracas ficaram liberadas até o problema ser resolvido.

Outras interrupções

Em dezembro do ano passado, o Metrô-DF interrompeu a circulação de trens em todas as estações da capital federal devido a um problema no fornecimento de energia.

Já em fevereiro, uma pane geral causada por atos de vandalismo gerou problemas de sinalização. Segundo a companhia, furtos de cabos da rede levaram a uma pane geral, à interrupção da circulação dos trens e ao fechamento de todas as estações de metrô por 8 horas.

Já em 2022, alguns casos de falha de sinalização causaram a interrupção dos serviços. Nos outros anos, há registros de panes em trens, interrupção por causa de chuvas e até pessoas nos trilhos.

O que diz o Metrô

Segundo a companhia, o aumento das interrupções em 2023, quando comparado com os anos anteriores, se deu principalmente pelo aumento de causas externas, ou seja, sem relação com o sistema.

“Ou seja, em 2023 houve mais do que o triplo de fatores externos que causaram incidentes notáveis em relação a 2022 e cinco vezes mais do que houve em 2019”, diz a companhia, em nota.

“O Metrô-DF informa que segue trabalhando para aprimorar o sistema. Estão no planejamento (e já em análise no governo federal para entrar em linhas de financiamento) a compra de 15 novos trens, a modernização do sistema de energia e do sistema de sinalização e controle. Além disso, está em processo de aquisição um novo sistema de câmeras (com fibra ótica) para maior segurança contra invasões na área do Metrô”, completa a nota.

Além disso, a companhia afirma que está reforçando a manutenção. “Foi inclusa, recentemente, a manutenção preditiva para os trens, que usa termografia para verificar se há superaquecimento. Esta manutenção já era feita no Sistema de Energia.”

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here