- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaResidência médica: TJDFT determina suspensão de 2 processos da Fepecs

Residência médica: TJDFT determina suspensão de 2 processos da Fepecs

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) deverá suspender duas seleções para residência médica, após a Justiça considerar ter havido desrespeito à legislação sobre reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs). Cabe recurso da decisão.

A Promotoria de Justiça da Pessoa com Deficiência (Proped) pediu a medida ao Judiciário local após perceber a ausência de vagas reservadas para PCDs. A determinação, em caráter liminar, partiu do juiz Lizandro Garcia Gomes Filho, na sexta-feira (2/2).

“[As duas seleções] devem respeitar a cota legal de vagas para deficientes”, argumentou o promotor de Justiça José Theodoro Correa de Carvalho.

A liminar obrigou a Fepecs e a Secretaria de Saúde (SES-DF) a ajustar a redação dos editais para incluir a reserva de 20% das vagas para PCDs e a reabrir o prazo de inscrições.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) destacou que a Fepecs e a SES-DF tem 10 dias para fazer as devidas correções no edital.

Na avaliação da Proped, os editais desrespeitam a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e as leis distritais nº 160/1991 e nº 4.949/2012. Em 2023, a Proped havia recomendado à Fepecs que respeitasse a reserva de vagas para PCDs, mas não foi atendida.

Por meio de nota, a fundação informou que vai recorrer da decisão, pelo fato de os processos seletivos seguirem as normativas definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia a nota na íntegra:

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) informa que recebeu a notificação e está ciente da liminar concedida. No entanto, a fundação esclarece que os processos seletivos referentes à residência médica seguem as normativas do Ministério da Educação (MEC), que não prevê reserva de 20% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Resolução da CNRM [Comissão Nacional de Residência Médica] nº 17 de 21/12/2022 e republicada em 26/12/2022.

A Fepecs afirma o compromisso com a educação e a lisura de todos os processos seletivos e, por isso, vai recorrer da decisão, de forma que não haja prejuízo aos candidatos já selecionados e à população do Distrito Federal.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here