- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeDestaqueCarnaval 2024: especialista alerta para doenças bucais transmitidas pelo beijo

Carnaval 2024: especialista alerta para doenças bucais transmitidas pelo beijo

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Mononucleose, herpes, candidíase oral e gengivite são algumas dos problemas mais comuns

O feriado mais esperado pelos brasileiros está chegando, e é muito importante ter em mente que alguns cuidados são essenciais para preservar não apenas a diversão, mas também a saúde bucal. Durante as festividades, as aglomerações e a proximidade entre as pessoas aumentam, o que pode favorecer a transmissão de doenças bucais. Vale ressaltar que o beijo também se destaca como um dos principais meios de propagação de bactérias.

Segundo a Dra. Giovanna Zanini, dentista da ZR Clinic Odonto, as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo e merecem atenção durante o carnaval são:

Mononucleose infecciosa (doença do beijo): Causada pelo vírus Epstein-Barr, os sintomas são similares a uma gripe forte e incluem febre, dor de garganta, fadiga e aumento dos gânglios linfáticos;

– Herpes labial: É altamente contagioso, e causa o aparecimento de bolhas dolorosas nos lábios ou ao redor da boca;

– Candidíase oral: Causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida, os sintomas incluem manchas brancas na boca, dor e desconforto.

– Gengivite: Uma inflamação das gengivas, a gengivite pode ser agravada durante as festividades carnavalescas devido à maior exposição a bebidas e alimentos. O contato próximo, como o beijo, também pode contribuir para a transmissão. Sintomas comuns incluem gengivas vermelhas, inchadas e propensão a sangramentos.

A alegria do carnaval não precisa ser comprometida.  Segundo Giovanna Zanini,  há maneiras de aproveitar a folia com cautela. “Evitar beijar desconhecidos e lembrar de praticar hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos regularmente e não compartilhar utensílios ou copos, ajudam reduzir o risco de contrair ou transmitir essas doenças contagiosas durante o carnaval”, alerta a dentista da ZR Clinic Odonto.

A ingestão de bebidas alcoólicas, comum durante as festividades, também pode impactar a saúde bucal. “O consumo de álcool durante o carnaval pode levar à desidratação e redução da produção de saliva, aumentando o risco de cáries e infecções bucais. Bebidas alcoólicas açucaradas intensificam o perigo de cáries devido ao alto teor de açúcar, enquanto o ácido das bebidas cítricas pode corroer o esmalte dental, tornando os dentes mais propensos a cáries e sensibilidade”, explica Giovanna. Para minimizar esses efeitos, o enxágue com água após a ingestão de bebidas alcoólicas é recomendado.

A manutenção da rotina de higiene bucal é necessária mesmo nos dias agitados do carnaval. A escovação regular, o uso de fio dental, a moderação no consumo de bebidas alcoólicas e a visita ao dentista após as festividades são recomendações importantes para preservar a saúde da boca. “É possível aproveitar as festividades sem abrir mão da saúde dos dentes e gengivas. Basta manter hábitos simples, mas essenciais, durante o carnaval”, conclui a dentista.

 

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here