- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaPopulação em situação de rua do DF receberá absorventes gratuitamente

População em situação de rua do DF receberá absorventes gratuitamente

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

A partir de agora, pessoas em situação de rua terão direito a receber absorventes gratuitamente do Poder Executivo do Distrito Federal. Após os deputados distritais derrubarem 64 vetos do Palácio do Buriti a projetos de lei (PLs) dos parlamentares, nessa terça-feira (22/2), uma das propostas previa a distribuição dos itens de higiene a indivíduos em condição de vulnerabilidade.

O PL nº 449, até então vetado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), havia sido apresentado pelo deputado Fábio Felix (PSol) em 2019. Agora, a lei determina que os Centros de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centros Pop) e o Serviço de Abordagem Social do Governo do Distrito Federal (GDF) ficarão responsáveis pela entrega dos absorventes.

Ao comentar a derrubada do veto pela Câmara Legislativa (CLDF), o parlamentar lembrou que relatos muitas pessoas que menstruam acabam por usar uma série de objetos inapropriados e perigosos à saúde no lugar de absorventes, devido à inacessibilidade ao item. Entre eles, Fábio Felix elencou plásticos, miolo de pão, jornal e peças de roupa.

A Lei Federal nº 14.821/2024, que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (PNTC PopRua), considera esse público como “o grupo populacional heterogêneo que tem em comum a falta de moradia e utiliza os logradouros públicos como espaço de moradia e de sustento, bem como as unidades de acolhimento institucional para pernoite eventual ou provisório, podendo tal condição estar associada a outras vulnerabilidades, como a pobreza e os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”.

Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu uma declaração no Dia Internacional da Mulher intitulada “Toda mulher deve ter o direito a água, saneamento e higiene”.

No documento, a ONU alertou para os riscos de se desconsiderar a higiene menstrual nas discussões sobre a garantia dos direitos humanos.

Como ter acesso?

Desde janeiro último, o Ministério da Saúde distribui gratuitamente absorventes para pessoas em situação vulnerabilidade de todo o país. O acesso ao item ocorre por meio das Farmácias Populares, que contam com 458 estabelecimentos habilitados para entrega nas regiões administrativas do Distrito Federal.

A iniciativa faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal e visa acabar com as dificuldades relacionadas à pobreza menstrual.

Por meio da cartilha Programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito, a população tem informações detalhadas sobre como a iniciativa funciona, o passo a passo para acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, além de onde e quantos absorventes o público pode receber.

Para contar com os itens, deve-se, ainda, baixar o aplicativo Meu SUS Digital – ou pedir a alguém que faça o acesso –, para conseguir a autorização necessária antes de se dirigir a uma das farmácias.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here