- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaLei obriga bancos a terem funcionário que auxilie idosos em terminais

Lei obriga bancos a terem funcionário que auxilie idosos em terminais

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (6/3), a Lei Distrital nº 7.426/2024, de autoria da ex-deputada distrital Arlete Sampaio (PT), que estabelece para terminais eletrônicos de agências bancárias no Distrito Federal a obrigação de disponibilizar funcionário exclusivo para atendimento de idosos.

O projeto de lei é de 2019, mas, quando encaminhado para sanção, neste ano, acabou vetado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Após a derrubada do veto pela Casa, a medida foi promulgada e passou a valer. O objetivo, segundo a justificativa do projeto aprovado, é garantir mais segurança e comodidade à população idosa, devido aos obstáculos enfrentados por parte desse público ao usar serviços bancários, especialmente em terminais de autoatendimento.

A designação do funcionário exclusivo para atender aos idosos está restrita aos terminais de autoatendimento dentro de agências, no interior dos bancos ou em espaços anexos, durante o horário de expediente com público.

Além disso, as agências que não se adequarem ao disposto poderão sofrer as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/1990).

Campanha de combate a golpes

Também passou a valer nesta quarta-feira (6/3) uma lei promulgada pela CLDF para instituir a campanha permanente de combate aos golpes financeiros e à violência patrimonial contra pessoas idosas no Distrito Federal. O projeto é de autoria do deputado Martins Machado (Republicanos).

O texto enfatiza que a medida visa ao desenvolvimento de ações preventivas e educativas, a fim de proteger potenciais vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento a esse problema.

O poder público, em parceria com a iniciativa privada e entidades da sociedade civil, deverá promover ações educativas permanentes de conscientização e prevenção, bem como divulgar a existência de canais de denúncia e de órgãos especializados na defesa de pessoas idosas.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here