- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaArticulação antirracista: DF recebe deputados da bancada negra dos EUA

Articulação antirracista: DF recebe deputados da bancada negra dos EUA

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

O Distrito Federal vai receber um grupo de deputados da bancada negra dos Estados Unidos e representantes de organizações do país norte-americano para uma articulação antirracista.

As reuniões vão ocorrer com representantes da comunidade quilombola de Brasília, de ministérios, da Frente Parlamentar Mista Antirracista e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de domingo (24/3) até terça-feira (26/3).

As agendas terão participação de integrantes do Black Caucus – articulação política de parlamentares que lutam contra o racismo e pelos direitos dos afro-americanos –, apoiados pelo Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade).

Entre os tópicos dos debates estão os avanços após a adoção do Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer, na sigla em inglês).

Em fevereiro de 2023, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Joe Biden, do partido democrata dos Estados Unidos, acordaram revigorar o Japer como um elemento central das relações entre os dois países. Três meses depois, ambos os governos fizeram uma reunião no Brasil para tratar do plano.

A ação deste ano tem programação em Brasília (DF) e em Salvador (BA). No DF, os convidados vão discutir sobre os desafios no acesso à educação, à saúde e à Justiça dos povos quilombolas de Brasília; o intercâmbio de práticas políticas entre congressistas e autoridades brasileiras; além de trocar experiências práticas sobre justiça racial.

A última atividade em Brasília será o evento Diálogos sobre o Japer: Intercâmbios com a Sociedade Civil, em um encontro com a população.

“É notório que o Japer não só aumenta a credibilidade do Brasil e dos EUA, mas também aborda questões de equidade racial no cenário global, abrangendo desafios ambientais e acesso à saúde”, afirmou Rodnei Jericó, diretor do Programa Brasil de Raça e Igualdade.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here