- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaUnidade móvel da Defensoria Pública do DF atende 62 presas na Colmeia

Unidade móvel da Defensoria Pública do DF atende 62 presas na Colmeia

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

A nova Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) foi utilizada pela primeira vez, nesta sexta-feira (26/3), prestando assistência jurídica a presas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), a Colmeia.

Na ocasião, o mutirão carcerário do Núcleo de Assistência Jurídica de Execuções Penais (NEP/DPDF) realizou 62 atendimentos, sendo 16 deles na Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP).

A unidade foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e será destinado, prioritariamente, aos atendimentos relacionados ao sistema carcerário da capital federal.

Segundo a DPDF, esta é a primeira carreta da América Latina voltada à prestação de serviços jurídicos. Desde janeiro, a Unidade Móvel estava à disposição da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), servindo como posto de hidratação climatizado nas ações de combate à dengue.

Para Celestino Chupel, defensor público-geral, a modernização da Unidade Móvel de Atendimento Itinerante trará impactos positivos e significativos, contribuindo para uma prestação de serviços mais inclusiva.

“A nova carreta da Defensoria Pública foi equipada com recursos avançados, a fim de tornar os serviços mais acessíveis a todos. O objetivo é simplificar o processo de busca por assistência jurídica, reduzindo a burocracia e tornando mais fácil o acesso das pessoas a informações e orientações legais”, explicou.

O chefe do NEP/DPDF, Reinaldo Rossano, destacou a ideia de que ter a unidade itinerante focada no atendimento ao sistema carcerário é fundamental para garantir os direitos da população privada de liberdade.

“Os mutirões carcerários fazem esse papel de ampliar o acesso à Justiça. Muitas vezes, deparamo-nos com situações em que os reeducandos possuem direito à progressão de regime ou à substituição do tipo de prisão, por exemplo, e nem sabem. Portanto, é fundamental que eles também recebam orientação jurídica de qualidade”, concluiu Reinaldo.

Unidade Móvel

O equipamento itinerante de atendimento jurídico funciona como uma ferramenta de acesso à Justiça e tem como intuito descentralizar o atendimento dos Núcleos de Assistência Jurídica (NAJs) da Defensoria Pública do DF, aproximando a instituição das comunidades em situação de vulnerabilidade.

A primeira unidade foi entregue em 2021 e, atualmente, a instituição também realiza atendimentos por meio de vans adaptadas. A expectativa é que a terceira carreta da DPDF seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano para prestar atendimentos, exclusivamente, às escolas públicas do DF.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here