- Publicidade - spot_imgspot_img
HomeBrasíliaBrasília, 64 anos: 1ª lista telefônica teve Niemeyer e Israel Pinheiro

Brasília, 64 anos: 1ª lista telefônica teve Niemeyer e Israel Pinheiro

Date:

Related stories

Lewandowski detalha operação para garantir tranquilidade nas eleições de domingo

Ministro da Justiça explica como Polícia Federal, Polícia Rodoviária...

Mais de 309 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas no Distrito Federal

Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é...

Governo Federal realiza primeiro voo para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave decolou do Rio de Janeiro na madrugada desta...

Distrito Federal supera a marca de um milhão de pessoas com carteira assinada

Estoque na capital federal superou a marca a partir...
spot_img

Brasília chamava a atenção do país pelo seu espírito modernista e de vanguarda. Antes mesmo de ser inaugurada, a capital apresentava uma lista telefônica com os contatos do principal arquiteto da cidade projetada e do presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital Federal (Novacap), responsável pela execução das obras.

Bastava discar 1201 para falar diretamente com o presidente da Novacap, Israel Pinheiro, ou então 1020 para bater um papo com o responsável por desenhar os projetos dos edifícios públicos mais conhecidos do país, Oscar Niemeyer. A lista ainda trazia o nome do principal urbanista da capital, Lúcio Costa. Era simplesmente ligar 1240 para entrar em contato com o “criador” das asas do Plano Piloto.


0

O livro, de 1959, tinha apenas 32 páginas e fotos de dois prédios que haviam sido concluídos até então: o Palácio da Alvorada e o Brasília Palace Hotel. Essas construções ilustravam o interior do catálogo e a capa era vermelha.

Exemplares estão guardados na sede do Arquivo Público do Distrito Federal, que tem a função de proteger o acervo.

Após a construção

Um ano depois, quando Brasília abriu oficialmente as portas para todo o Brasil, um novo catálogo telefônico foi publicado. Desta vez, já repleto de anúncios de empresas e com cerca de 100 páginas e contatos de moradores locais.

A partir dali, a cidade recém-inaugurada cresceria cada vez mais. Com mais pessoas e mais telefones, as listas telefônicas chegaram a ser arquivos imensos, atualmente obsoletos pelo avanço da internet.

A 1ª lista após a inauguração também trazia consigo os nomes de Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. Outros pioneiros também apareciam. Um fato curioso era a publicidade da época que apresentava propagandas de Belém, Belo Horizonte, Niterói, Salvador, São Paulo, Porto Alegre entre outros municípios brasileiros.

As páginas também faziam propaganda de Brasília, mostrando o avanço da construção e de como funcionaria o sistema educacional na cidade.

Telefones de embaixadas como a dos Estados Unidos da América e de escolas parque também constavam na lista. O Metrópoles tem imagens da lista, mas o Arquivo Público alegou que mesmo após 64 anos as informações se encontram dentro da Lei de Proteção de Dados.

Assine

- Nunca perca uma história com notificações

- Obtenha acesso total ao nosso conteúdo premium

- Navegue gratuitamente em até 5 dispositivos ao mesmo tempo

Últimas notícias

-Publicidade -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here